02 de setembro de 2024
Educação

Governo de Goiás oferece curso on-line gratuito de Harvard sobre Introdução à Ciência da Computação

O projeto é fruto da parceria entre o governo e a Fundação Estudar. As inscrições gratuitas estão abertas e podem ser realizadas pelo site
Alunos que não possuem computador e internet de qualidade em casa podem utilizar o Laboratório de Informática da Escola do Futuro de Goiás. Foto: Edinan Ferreira
Alunos que não possuem computador e internet de qualidade em casa podem utilizar o Laboratório de Informática da Escola do Futuro de Goiás. Foto: Edinan Ferreira

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Escola do Futuro de Goiás (EFG) está ofertando vagas para o curso básico on-line de Introdução à Ciência da Computação (CC50), da Universidade de Harvard. O projeto é fruto da parceria do governo com a Fundação Estudar, responsável pelas etapas do processo de ensino.

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas no site desenvolvimento.go.gov.br. O curso é gratuito, on-line e em português, voltado para pessoas a partir de 10 anos de idade, que não tem conhecimento sobre o tema. A carga horária é de 70 horas.

Os alunos terão prazo de seis meses para concluir o curso. O conteúdo está dividido entre teoria, estudo de caso e monitoria on-line. Os participantes vão aprender a pensar algoritmicamente e resolver problemas de programação de forma eficiente.

Na grade do curso está previsto o estudo de conceitos de algoritmos, estruturas de dados, abstração, encapsulamento, gerenciamento de recursos, segurança, engenharia de software, desenvolvimento web e linguagens de programação, incluindo C, Python, SQL e JavaScript, além de CSS e HTML.

Inclusão

Pensando nos alunos que não possuem internet e computador de qualidade em casa, a Escola do Futuro de Goiás Luiz Rassi disponibilizará o espaço do Laboratório de Informática. A instituição disponibilizará também monitores que atuarão presencialmente para auxiliar no ensino desses alunos.

A criação das turmas presenciais será realizada de acordo com a demanda, sendo constituídas novas turmas à medida que for necessário. A parceria com a Fundação Estudar está firmada até dezembro de 2025, e as inscrições para o CC50 seguem fluxo contínuo até data próxima de finalização da parceria.


Leia mais sobre: / / Notícias do Estado

Comentários