Em 2024, o Governo de Goiás nomeou mais de 2,5 mil servidores efetivos aprovados em concursos públicos, reforçando a estrutura de serviços essenciais nas áreas de segurança, saúde, educação e administração. A iniciativa, liderada pelo governador Ronaldo Caiado, visa fortalecer o atendimento à população em setores estratégicos, com destaque para o Corpo de Bombeiros, as polícias Civil e Militar, a Educação, entre outras pastas.
No total, foram empossados 2.535 servidores concursados, distribuídos por diversas secretarias. Destacam-se 989 profissionais para a Secretaria de Educação, 867 para a Polícia Civil, 308 para o Corpo de Bombeiros (entre cadetes e soldados) e 200 para a Universidade Estadual de Goiás (UEG). Também houve nomeações na Polícia Militar, na Secretaria de Segurança Pública, na Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes, na Procuradoria-Geral do Estado, entre outras pastas, atendendo a áreas fundamentais para o desenvolvimento do Estado.
Desde 2022, mais de 5 mil servidores efetivos foram incorporados ao funcionalismo estadual, sendo 3.160 para o magistério. A Segurança Pública, em particular, recebeu grande atenção, com a nomeação de novos profissionais e a promoção de 504 policiais civis, incluindo delegados, agentes, escrivães e papiloscopistas, em julho de 2024. Essas ações visam reconhecer e valorizar os profissionais da área.
O Secretário da Administração, Alan Tavares, destacou que as nomeações refletem o compromisso do governador com a valorização do funcionalismo público e a busca por uma gestão eficiente:
Essas nomeações reforçam a qualidade dos serviços prestados à população, garantindo uma administração pública mais eficaz nas áreas prioritárias de segurança, educação e saúde.
Expectativas
Para 2025, o Governo de Goiás já planeja novas nomeações, com destaque para cerca de 1,6 mil aprovados no concurso da Polícia Penal, realizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). Com mais de 50 mil inscritos, o concurso representa um esforço contínuo para fortalecer a segurança no Estado e garantir a eficiência dos serviços prestados à população.
Leia mais sobre: Governo de Goiás / Ronaldo Caiado / Servidor público / Cidades / Notícias do Estado