05 de dezembro de 2025
SAÚDE PÚBLICA • atualizado em 16/07/2025 às 12:34

Governo de Goiás mobiliza rede hospitalar para atender vítimas do acidente com estudantes da UFPA na BR-153

O acidente resultou em cinco mortes entre elas, três estudantes da UFPA e dois motoristas e gerou comoção em todo o país
Os alunos seguiam rumo a Goiânia para participar do Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), que teve início hoje na Universidade Federal de Goiás (UFG). Foto: Divulgação.
Os alunos seguiam rumo a Goiânia para participar do Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), que teve início hoje na Universidade Federal de Goiás (UFG). Foto: Divulgação.

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) realizou, na manhã desta quarta-feira (16), uma força-tarefa emergencial para garantir atendimento integral às vítimas do grave acidente ocorrido na BR-153, em Porangatu, envolvendo dois dos quatro ônibus que transportavam estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA). Os alunos seguiam rumo a Goiânia para participar do Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), que teve início hoje na Universidade Federal de Goiás (UFG).

Segundo a SES-GO, três vítimas foram encaminhadas para o Hospital Municipal de Porangatu logo após o acidente. Uma delas permanece internada no local, com quadro clínico estável. As outras duas foram transferidas para unidades especializadas da rede estadual de saúde. Um dos pacientes, com lesão ocular grave, foi levado para a Fundação Banco de Olhos de Goiás (Fubog), em Goiânia. Já o terceiro ferido, em estado mais grave, foi transferido para um leito de UTI no Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), em Uruaçu.

A Secretaria ressaltou que a regulação e os atendimentos ocorreram de forma rápida, por meio da articulação entre as unidades locais e a central estadual de regulação, garantindo suporte qualificado às vítimas.

Em nota oficial, a SES-GO também expressou solidariedade às famílias, amigos e à comunidade acadêmica da UFPA. “A Pasta garantiu assistência qualificada e célere às vítimas. Neste momento, a SES-GO se solidariza com as famílias, amigos e toda a comunidade da Universidade Federal do Pará, que enfrentam este momento de tamanha dor”, afirmou o comunicado.

O acidente resultou em cinco mortes entre elas, três estudantes da UFPA e dois motoristas e gerou comoção em todo o país. As autoridades de saúde seguem acompanhando o estado dos sobreviventes, e o Governo de Goiás mantém equipes de apoio psicológico e social à disposição das vítimas e familiares.


Leia mais sobre: / / / / / Cidades / Notícias do Estado