05 de dezembro de 2025
Saúde Digital

Governo de Goiás lança sistema via WhatsApp para avisar pacientes sobre solicitações de medicamentos

Sistema automatizado de mensagens via WhatsApp moderniza atendimento a pacientes do CEMAC Juarez Barbosa em Goiás
O sistema facilita a vida dos usuários, que não precisam fazer deslocamentos e nem contatos telefônicos para verificação de processos. (Foto: SES)
O sistema facilita a vida dos usuários, que não precisam fazer deslocamentos e nem contatos telefônicos para verificação de processos. (Foto: SES)

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) implementou um novo sistema de mensagens automáticas via WhatsApp para usuários do Centro Estadual de Medicação de Alto Custo Juarez Barbosa (CEMAC/JB). O recurso foi criado para agilizar e facilitar a comunicação sobre o andamento das solicitações de medicamentos no Sistema de Dispensação de Medicamentos Especiais (SDME).

Com a novidade, os pacientes passam a receber notificações automáticas sempre que houver atualizações em etapas específicas do processo de solicitação, sem necessidade de deslocamentos até o centro ou ligações telefônicas para acompanhar o andamento.

Segundo o secretário de Saúde, Rasível Santos, a iniciativa é mais um passo na modernização da gestão pública estadual. “A iniciativa representa mais um avanço na digitalização dos serviços públicos, tornando o acompanhamento dos processos mais ágil, transparente e acessível para os pacientes que dependem de medicamentos de alto custo”, afirmou.

As mensagens serão enviadas exclusivamente pelo número oficial (62) 3201-3797 e terão caráter informativo, orientando os pacientes a consultarem mais detalhes no Portal Expresso, por meio do link: https://www.go.gov.br/expresso.

A diretora-geral do CEMAC Juarez Barbosa, Viviane de Cássia Troncha, explica que o sistema busca tornar a comunicação mais prática e eficiente. “Nosso intuito é aprimorar a comunicação com os pacientes, oferecendo praticidade e transparência. Com esse recurso, o cidadão é informado de forma rápida sobre movimentações no seu processo, podendo acompanhar tudo on-line”, destacou.

Sistema seguro e padronizado

As mensagens enviadas pelo sistema seguem um modelo padronizado e genérico, garantindo segurança e uniformidade na comunicação. Todo o conteúdo é automatizado e não exige resposta dos usuários.

Um exemplo de mensagem enviada é: “Sr.(a) MARIA, o Canal Saúde Goiás informa que houve uma atualização na sua solicitação de medicamento de alto custo junto ao CEMAC Juarez Barbosa. Por favor acesse o portal do SDME Expresso e visualize mais informações de atualização do status da sua solicitação”.

A ferramenta integra as ações de modernização do Governo de Goiás voltadas à digitalização dos serviços públicos, reforçando o compromisso do estado com a inovação tecnológica aplicada à saúde. O objetivo é aprimorar a experiência dos pacientes e aumentar a eficiência na gestão dos processos de dispensação de medicamentos de alto custo.


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