04 de dezembro de 2025
Saúde

Governo de Goiás lança Protocolo e Linha de Cuidado do Câncer de Mama para fortalecer rede oncológica

O objetivo é organizar e qualificar a rede de atenção oncológica no Estado, garantindo diagnóstico precoce, acesso mais ágil ao tratamento e redução da mortalidade entre mulheres
Governo de Goiás lança protocolo e linha de cuidado do câncer de mama dentro do programa Goiás Todo Rosa. Foto: Divulgação.
Governo de Goiás lança protocolo e linha de cuidado do câncer de mama dentro do programa Goiás Todo Rosa. Foto: Divulgação.

O Governo de Goiás lança, no próximo domingo (6), às 8h30, no Hotel Transamerica, em Goiânia, o Protocolo e Linha de Cuidado do Câncer de Mama, iniciativa que integra o programa Goiás Todo Rosa, da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO). O objetivo é organizar e qualificar a rede de atenção oncológica no Estado, garantindo diagnóstico precoce, acesso mais ágil ao tratamento e redução da mortalidade entre mulheres.

A medida representa um novo avanço no fortalecimento do programa, que em setembro firmou termo de cooperação com o Instituto Natura para apoio técnico e estratégico. O acordo amplia o alcance do Goiás Todo Rosa em todas as regiões do estado, unindo esforços para aumentar a conscientização, a prevenção e a qualificação da assistência.

“Com o protocolo e a linha de cuidado, Goiás passa a ter uma rede estruturada, que acompanha a paciente desde a prevenção até o tratamento especializado. É um avanço que une ciência, gestão eficiente e compromisso com a vida das mulheres goianas”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos.

Cooperação com o Instituto Natura

O Instituto Natura, que há mais de 22 anos atua em projetos ligados à detecção precoce do câncer de mama, reforça a importância da cooperação. “Acreditamos na colaboração multissetorial para criar uma aliança a favor do diagnóstico precoce. O acordo com o governo de Goiás é mais um passo importante para isso e estamos contentes em colaborar com a nossa experiência no assunto”, destacou Mariana Lorencinho, líder de Políticas Públicas de Cuidado com a Saúde das Mamas do instituto.

Cenário do câncer de mama

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e a principal causa de morte feminina por neoplasias. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa é de 73.610 novos casos anuais entre 2023 e 2025.

Em Goiás, foram contabilizados 3.397 casos no mesmo período, sendo 1.594 em 2023, 1.270 em 2024 e 533 em 2025 (dados preliminares). A mortalidade também preocupa: 1.717 mulheres perderam a vida no estado, com 640 óbitos em 2023, 625 em 2024 e 452 em 2025.

Estudos da Sociedade Brasileira de Mastologia reforçam a importância do rastreamento: a mamografia periódica pode reduzir a mortalidade em até 45%, destacando a necessidade de ampliar o acesso e incentivar a adesão ao exame.

Avanços do Goiás Todo Rosa

Criado em 2023, a partir de parceria entre a SES-GO e a Universidade Federal de Goiás (UFG), o Goiás Todo Rosa foi o primeiro programa estadual a disponibilizar no SUS o painel genético para câncer de mama e ovário hereditário. Até agosto de 2025, foram realizados 571 exames genéticos, com 81 casos positivos identificados, permitindo estratégias personalizadas de prevenção e tratamento.

Outros resultados do programa incluem:

  • Capacitação de 800 profissionais da rede estadual em todas as macrorregiões;
  • 25 videoaulas disponibilizadas em plataforma digital para educação permanente;
  • Ações de sensibilização que aumentaram a adesão às mamografias preventivas.

Compromisso com a vida

A nova etapa do Goiás Todo Rosa reforça o compromisso do estado com políticas públicas voltadas à saúde da mulher. “Estamos construindo uma rede mais preparada e humana, em que a mulher não esteja sozinha em nenhuma etapa do cuidado”, disse o secretário Rasível Santos.


Leia mais sobre: / / / Cidades / Notícias do Estado