27 de dezembro de 2024
Transporte gratuito

Governo de Goiás inicia nesta quinta (26), o cadastro e recadastro para o Passe Livre Estudantil

Prazo começa nesta quinta-feira (26) para o benefício do Goiás Social, que garante até 48 passagens mensais para estudantes da rede pública e privada
Benefício do Goiás Social garante até 48 viagens por mês para estudantes da rede pública e privada na capital, Região Metropolitana de Goiânia e Anápolis. (Foto: Seds).
Benefício do Goiás Social garante até 48 viagens por mês para estudantes da rede pública e privada na capital, Região Metropolitana de Goiânia e Anápolis. (Foto: Seds).

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), inicia nesta quinta-feira (26) o período de cadastro e recadastro do Passe Livre Estudantil (PLE) para estudantes da Região Metropolitana de Goiânia e Anápolis. Os pedidos de inclusão ou renovação do benefício poderão ser feitos até o dia 4 de abril de 2025, por meio de um sistema online acessível no site oficial (www.juventude.go.gov.br).

O PLE é um programa do Goiás Social que oferece transporte gratuito aos estudantes com cadastro regular, com direito a até 48 viagens por mês. Criado para reduzir a evasão escolar e promover a mobilidade dos alunos, o benefício visa garantir a presença dos estudantes nas instituições de ensino, contribuindo para a continuidade de sua formação. Para obter o Passe Livre, a inclusão ou atualização dos dados deve ser realizada no site, onde os alunos podem também verificar as informações necessárias para o processo.

Os estudantes novatos, ou seja, aqueles que não realizaram o cadastro ou recadastro em 2024, devem realizar o cadastramento completo, fornecendo dados e documentos pessoais. Já os veteranos precisam fazer o recadastramento para atualizar suas informações no sistema e garantir a continuidade do benefício. Em caso de irregularidades ou pendências documentais, o beneficiário terá até o dia 5 de maio de 2025 para regularizar a situação, apresentando a documentação solicitada.

Com o objetivo de facilitar o processo para todos os estudantes, a Seds orienta que as atualizações sejam feitas com antecedência para evitar problemas de última hora. O Passe Livre Estudantil é uma importante ferramenta para a inclusão social e educação, assegurando que os alunos tenham acesso ao transporte necessário para frequentar a escola de forma gratuita.

Cadastro para região Metropolitana de Goiânia

Para dar início ao processo, é necessário acessar o site juventude.go.gov.br, preencher o formulário e anexar os documentos solicitados (RG, CPF, comprovante de endereço, comprovante de matrícula em ensino regular e foto 3×4). A solicitação passará por análise e, após aprovada, o cartão do novo beneficiário estará disponível para entrega no Vapt Vupt escolhido pelo usuário, em até 10 dias, a contar da data de inscrição. A retirada do cartão deverá ser agendada pelo site: www.vaptvupt.go.gov.br/agendamento.

A cobertura de atendimento abrange Abadia de Goiás, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Goianápolis, Goiânia, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Nerópolis, Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás e Trindade.

Cadastro em Anápolis

Para estudantes de Anápolis, o cadastro deverá ser realizado presencialmente na sala de atendimento do Passe Livre – Urban, que fica na sede da Secretaria Municipal de Integração Social, Cultura e Esportes em Anápolis, localizada na rua General Joaquim Inácio, nº 206. É necessário levar cópias do CPF, RG, comprovante de endereço, comprovante de matrícula e foto 3×4. Após a aprovação da solicitação, o cartão poderá ser retirado no prazo sete dias, a contar da data do pedido formal, na unidade de referência do terminal urbano de Anápolis, na rua Tonico de Pina, no Setor Central.







Leia mais sobre: / / / / Cidades / Notícias do Estado