23 de dezembro de 2024
Destaque 2

Governo de Goiás entrega a todos os municípios kits para vacina contra a covid-19

Foto: Britto.
Foto: Britto.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) entregará até à próxima segunda-feira (18/1) pouco mais de 1 milhão de kits de seringas e agulhas a todos os municípios goianos. A ação do governo de Goiás é no âmbito do Plano Estadual de Vacinação para que as cidades estejam preparadas já para o início da vacinação contra a covid-19.

“No momento em que o governo federal nos entregar a vacina, nós imediatamente faremos a redistribuição aos municípios”, disse o governador Ronaldo Caiado.

Esses kits de seringas e agulhas adquiridos pelo Estado começaram a ser distribuídos pela SES-GO ainda na sexta-feira (15/1) para as Regionais de Saúde localizadas em Campos Belos, Catalão, Itumbiara, Porangatu, Uruaçu, Ceres, Goianésia, Rio Verde e Jataí. As Regionais Central e Centro -Sul também receberam os insumos. Depois o destino dos kits serão as cidades de Anápolis, Luziânia, Formosa, Posse, Cidade de Goiás, São Luís de Montes Belos e Iporá. De acordo com a SES-GO, os municípios de Goiânia e Aparecida de Goiânia, os maiores do Estado, receberão diretamente os insumos na segunda-feira (18/1).

O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, explica que Goiás se antecipa para o procedimento de vacinação e isso faz com que o estado não perca tempo ante essa situação de pandemia.

“Goiás se antecipou e já tem seringas e agulhas suficientes para a vacinação. Não precisamos esperar chegar esses materiais, eles já chegaram e vão estar em todos os municípios antes que as doses da vacina, que serão encaminhadas pelo Ministério da Saúde, estejam no Estado”, ressalta.

Alexandrino destaca ainda que com essa compra de 2,5 milhões seringas e agulhas, somada ao estoque de mais 1,3 milhão de kits, Goiás terá material suficiente para vacinar a população.

“Há cerca de 7 milhões de habitantes em Goiás. O Estado tem 3,8 milhões de kits. Estima-se que há de 1,5 a 1,8 milhão de pessoas nos grupos de risco aqui. Temos insumos suficientes para proteger a população goiana”, explica o secretário.


Leia mais sobre: / Destaque 2 / Política