O governador de Goiás, Marconi Perillo, assinou na manhã desta quarta-feira (30) o protocolo de intenções para criação da Rede Goiana de Educação Internacional. Também assinaram o documento o reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Haroldo Reimer; o reitor da Universidade Federal de Goiás, Orlando Amaral; o reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO), Wolmir Amado; reitor do Instituto Federal de Goiás (IFG), Jerônimo Rodrigues da Silva; o reitor de Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Vicente Pereira de Almeida; e o reitor da Uni-Evangélica, Carlos Hassel Mendes da Silva.
De acordo com o governador, a cooperação das instituições internacionalizará mais o ensino goianos, objetivará ações conjuntas voltadas para educação e missões internacionais, ampliando o espaço científico e acadêmico.
Segundo Marconi Perillo, no ano que vem, alunos e professores goianos já devem sair do país, por meio do programa Goiás sem Fronteira.
O reitor da UEG, professor Haroldo Reimer, não basta enviar alunos para fora do país, é necessário também conexões institucionais. De acordo com ele, a Rede Goiana de Ensino Internacional terá como objetivos principais a orientação de ações conjuntas, troca de experiências, fomentar o diálogo e o aprendizado, além de facilitar o desenvolvimento profissional dos alunos e professores.
Durante a solenidade, Haroldo Reimer ainda pediu atenção do governo do Estado para o programa Goiás Sem Fronteira. O reitor pediu recursos para 2017, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), para missões de estudo e intercâmbio dos alunos goianos.
Leia mais sobre: Cidades