19 de novembro de 2024
Cidades

Governo de Goiás e Aneel avaliam primeiras ações da Enel após acordo: “Melhoria pequena”

Governo do Estado de Goiás e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estiveram juntos na última sexta-feira (27/09), em Brasília, para discutir em uma reunião o cumprimento do termo de compromisso assinado no último dia 26 de agosto entre a companhia italiana Enem e o Governo do Estado, para melhorias no fornecimento de energia elétrica no Estado.

Quem acompanhou a reunião, representando o governo, foi o secretário de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), Adriano da Rocha Lima. Para o titular da pasta, ainda é cedo para perceber melhorias significativas, já que a assinatura do acordo tem apenas um mês, porém, ele já percebe uma “melhoria pequena” na qualidade do serviço.

“Hoje já vimos uma melhoria pequena em termos de capacidade, mas, nessa reunião, buscamos observar se a estrutura que a Enel montou está adequada a investimentos desse tamanho. Vimos com bons olhos tudo o que eles apresentaram e as informações estão muito mais transparentes, informando o que o governo precisa saber para ter de a certeza de que os compromissos serão honrados”, afirmou, Lima, acompanhado pelo presidente da Celg Geração e Transmissão, Lener Silva Jayme, e pelo chefe do Gabinete de Representação do Estado no Distrito Federal, Breno Vieira.

Comandando a reunião, o diretor da Aneel, Rodrigo Limp, destacou o desafio da Enel em cumprir as obrigações presentes no acordo, lembrando que, em outubro, haverá fiscalização técnica da Aneel para avaliar se o que a empresa apresentou está sendo cumprido efetivamente.

Assessor da Secretaria-Executiva do Ministério de Minas e Energia (MME), Ricardo Takemitsu Simabuku , reforçou o envolvimento do MME nas cobranças por melhorias do serviço prestado pela Enel.

“O Ministério de Minas e Energia acompanha de perto a situação e vemos com bons olhos esses investimentos, pois temos a expectativa de que isso resolva a demanda de energia“, explicou.

Do lado da Enel, o presidente da filial goiana, José Luis Salas, confirmou o empenho em atender as necessidades energéticas de Goiás, destacando a estruturação que a empresa está fazendo para atender às exigências do Estado.

Para o secretário Adriano da Rocha Lima, esses encontros mensais serão fundamentais para avaliar atentamente todos os itens do acordo, evitando atrasos e que medidas importantes sejam deixadas de lado, provocando atrasos nas melhorias prometidas pela Enel.

Além disso, o titular da Sedi ainda citou que a fiscalização em campo que será feita em outubro trará mais elementos para avaliar o cumprimento do acordo.

“Um acordo de cooperação foi feito entre a Agência Goiana de Regulação e a Aneel para ter mais braços para fiscalizar a atuação da Enel. Haverá uma fiscalização mais forte e intensa em campo para verificar se tudo o que foi prometido está andando no passo que foi acordado para atender o que o Estado exige”, argumentou.

 


Leia mais sobre: Cidades