O Governo de Goiás decretou Luto Oficial de três dias pela morte do Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Goiânia, Dom Antônio Ribeiro de Oliveira. O decreto, assinado pelo governador em exercício José Eliton, será publicado na próxima edição do Diário Oficial do Estado por sugestão do governador Marconi Perillo, que lidera Missão Comercial ao Oriente Médio.
Em nota oficial assinada por Marconi, o Governo de Goiás lamenta a morte de Dom Antônio, ressaltando a amplitude de sua obra social e cristã em Goiás e no Brasil. De Riade, na Arábia Saudita, onde desembarcou às 17 horas desta terça-feira, horário de Brasília (meia-noite no fuso local), o governador afirmou estar profundamente consternado com a morte de Dom Antonio.
Em nota, Marconi e a primeira-dama, Valéria Perillo, lamentaram a perda do sacerdote, a quem definiram como “queridíssimo amigo e sábio conselheiro” e “um dos maiores pastores de Goiás e do Brasil”. Também de Riade, o governador fez uma postagem de pesar em suas redes sociais pela morte de Dom Antônio, em que cita a convivência com o líder religioso e presta a solidariedade dele e de Valéria aos familiares, amigos, conterrâneos e seguidores do sacerdote.
Na nota oficial, o Governo de Goiás afirma, nas palavras do governador Marconi Perillo, que a assina, que “Goiás e o Brasil perderam hoje um dos maiores pastores da história da Igreja Católica no País”. Diz ainda o texto, que, “com sua vida pastoral inteiramente dedicada aos brasileiros mais pobres, injustiçados e oprimidos, além de seu exemplar trabalho voltado à defesa das minorias, Dom Antonio deixa registrado um dos maiores exemplos de dedicação, abnegação e trabalho em prol do povo de Goiás e do Brasil”. Ao final, o governador comunica o Luto Oficial de Três Dias em memória de Dom Antônio Ribeiro de Oliveira.
NOTA DE PESAR DO GOVERNO DE GOIÁS PELO FALECIMENTO DE DOM ANTONIO RIBEIRO
“Goiás e o Brasil perderam hoje um dos maiores pastores da história da Igreja Católica no País. Com sua vida pastoral inteiramente dedicada aos brasileiros mais pobres, injustiçados e oprimidos, além de seu exemplar trabalho voltado à defesa das minorias, Dom Antonio deixa registrado um dos maiores exemplos de dedicação, abnegação e trabalho em prol do povo de Goiás e do Brasil.
Dom Antonio se manteve firme na defesa de seus princípios, na propagação da fé e da construção de uma obra social sem precedentes desde o princípio de seu apostolado. Como bispo auxiliar ao lado de Dom Fernando, bispo de Ipameri e arcebispo metropolitano de Goiânia, ele não mediu esforços, a extensão de sua fé ou capacidade do diálogo para levar adiante a sua obra religiosa, acima de tudo cristã.
Homem de vasto saber e formação irretocável, Dom Antonio era um homem gentil, ponderado e equilibrado. Por isso mesmo, sua obra social se tornou modelo para nosso País, tendo Goiás o privilégio de receber as bênçãos de sua atuação em prol dos menos favorecidos durante sua memorável passagem pela coordenação das Organizações das Voluntárias de Goiás (OVG), da qual ele foi um dos primeiros dirigentes.
Goiás está triste e consternado com seu passamento, mas a população de Goiás pode ter o conforto da certeza de que Dom Antonio já está nos braços de Nossa Senhora e do Divino Pai Eterno, de quem ele sempre foi um profundo devoto. Em nome dos servidores do Governo de Goiás, transmitimos nossa solidariedade aos familiares, amigos e conterrâneos de Dom Antonio, e a estendemos a todos os católicos e cristãos, a quem nos juntamos em oração como parte de nossa profunda gratidão pela profissão fé deste pastor que ficará para sempre registrado em nossa memória como exemplo de um grande brasileiro.
O governador em exercício, José Eliton, decretará o Luto Oficial de Três Dias pela morte de Dom Antonio.”
Marconi Perillo
Governador de Goiás
Leia mais sobre: Notícias do Estado