22 de dezembro de 2024
Metas de gestão

Governo de Goiás dá pontapé inicial na construção do Plano Plurianual até 2027

Plano dá contornos às metas de gestão tocada pelo governador Ronaldo Caiado (União Brasil) a partir de 2024 até o primeiro ano da administração de seu sucessor
Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Foto: Reprodução
Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Foto: Reprodução

O Governo de Goiás deu pontapé inicial nesta terça-feira (06/06) na construção do Plano Plurianual que passará a vigorar a partir do segundo ano da gestão do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e termina ao fim do primeiro ano de mandato do sucessor. O PPA define prioridades, metas e objetivos da administração pública.

O foco do plano são estabelecer metas relacionadas a políticas públicas em oito eixos estratégicos para o desenvolvimento regional: Goiás Social; Goiás da Segurança Pública e Justiça; Goiás da Gestão Responsável e Transformadora; Goiás da Saúde Integral; Goiás da Educação Plena; Goiás da Inovação, Ciência e Tecnologia; Goiás do Desenvolvimento Econômico e Sustentável; Goiás da Infraestrutura Social e Econômica.

A abordagem prática destes eixos está no alinhamento das prioridades governamentais, direcionando melhor a aplicação dos recursos públicos. “A ideia é que nós tenhamos um detalhamento muito mais efetivo dos programas e ações do PPA, de modo que os recursos sejam mais bem planejados desde o início para otimizar as entregas de resultados para a população”, afirma a secretária da Economia, Selene Peres Peres Nunes.

Selene destaca a criação da Subsecretaria Central de Planejamento, Monitoramento e Avaliação, que fará a articulação com as setoriais de planejamento. “O que queremos é transformar a realidade de Goiás e fazer isso com o menor custo possível. Isso só é possível com o exercício de planejamento que estamos construindo com a Secretaria-Geral de Governo e todos os órgãos setoriais, envolvendo todos aqueles que participam do planejamento no Estado de Goiás”, completa a secretária.

O site do Plano Plurianual, com informações detalhadas sobre a ferramenta de planejamento, também será lançado durante a solenidade. O endereço on-line oferece um formulário de participação social que estará disponível até 30 de junho com objetivo de estimular o engajamento dos cidadãos goianos no processo de elaboração do PPA.

Na sequência da abertura, serão apresentados a metodologia e o cronograma de trabalho para construção do PPA 2024-2027. As próximas fases incluem reuniões técnicas para auxiliar os participantes a coletar as informações necessárias, que serão consolidadas pela Secretaria da Economia. Em agosto, o Plano Plurianual 2024-2027 será encaminhado à Assembleia Legislativa do Estado de Goiás.

“É um trabalho de muito foco para concentrar ações naquilo que realmente trará maior impacto para a sociedade”, explica a titular da Subsecretaria Central de Planejamento, Monitoramento e Avaliação da Secretaria da Economia, Elise Gonçalves. Ela detalha que os programas serão classificados entre os que são de inovação ou de continuidade. “As políticas públicas e iniciativas existentes que melhoram sobremaneira a vida da população terão prioridade”, completa a superintendente de Planejamento e Desenvolvimento, Patrícia Oliveira.

Conteúdo

O Plano Plurianual está previsto no artigo 165 da Constituição Federal e é organizado em eixos, objetivos estratégicos, programas, ações e produtos, que resultam em bens e serviços para a população. O documento detalha os atributos das políticas públicas executadas, tais como metas físicas e financeiras, públicos-alvo, produtos a serem entregues à sociedade, dentre outros.

Para garantir a continuidade do processo de planejamento, o PPA começa a vigorar no início do segundo ano do mandato do chefe do Poder Executivo e termina no fim do primeiro ano de seu sucessor. O acompanhamento e avaliação regulares do PPA permitem verificar se as metas e objetivos estão sendo alcançados e ajustar as políticas públicas para garantir a efetividade das ações.

O PPA é um dos três principais instrumentos de planejamento governamental, ao lado da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA). A LDO define as metas e prioridades da administração pública com a preocupação da sustentabilidade fiscal, enquanto a LOA define os orçamentos para o ano subsequente.


Leia mais sobre: Cidades / Política