08 de janeiro de 2025
Destaque 2 • atualizado em 15/02/2021 às 19:46

Governo de Goiás ativa novos leitos de UTI e reduz taxa de ocupação na rede pública estadual

Leitos de UTI são abertos em três cidades e ajudam a diminuir a taxa de ocupação (Foto: Maternidade Oeste)
Leitos de UTI são abertos em três cidades e ajudam a diminuir a taxa de ocupação (Foto: Maternidade Oeste)

A taxa de ocupação de leitos de UTI na rede pública estadual que antes era de 97% foi reduzida para 89% nesta segunda-feira (15/02). Isso porque o Governo do Estado ampliou a quantidade de leitos com a abertura de dez UTIs em Luziânia, além de outros 15 no Hospital Municipal de Rio Verde e cinco no Hospital Municipal Dr. Evaristo Vilela Machado, em Mineiros; e outros cinco no recém-inaugurado Hospital de Enfrentamento à Covid-19 de Senador Canedo, que passa a contar com 16 UTIs.

Ao todo, a rede estadual recebe um reforço de mais 35 leitos para pacientes críticos, e atinge patamar superior à primeira onda, em unidades próprias e conveniadas. Essa ampliação se fez necessária devido ao aumento sustentado da taxa de ocupação hospitalar registrada nos últimos dias. Em alguns locais, como no Hospital de Campanha de Goiânia, 100% dos leitos ficaram ocupados, mostrando que a pandemia não acabou e que a demanda por internação em unidades críticas é alta. 

Todos os novos leitos são regulados pela SES-GO e podem receber pacientes de qualquer região do Estado, de acordo com a disponibilidade de vagas e perfil clínico dos pacientes.

O governador Ronaldo Caiado e o secretário de Estado da saúde, Ismael Alexandrino, têm enfatizado reiteradas vezes a necessidade da população fazer a sua parte para que se diminua a contaminação, sobretudo neste momento que o Brasil apresenta números crescentes da pandemia, inclusive do surgimento de novas cepas circulantes do vírus.


Leia mais sobre: Cidades / Destaque 2