13 de novembro de 2024
Destaque 2 • atualizado em 26/05/2021 às 12:30

Governo de Goiás apresenta medidas para garantir abastecimento durante período de estiagem

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Governo de Goiás apresentou na manhã desta quarta-feira (26), as principais medidas a serem adotadas para enfrentamento durante o período de estiagem no Estado, para garantir a segurança hídrica aos usuários. 

O evento foi realizado no Palácio das Esmeraldas e, na ocasião, o governador Ronaldo Caiado pediu para que haja conscientização por parte da população, para garantir o abastecimento durante a seca em Goiás.

“Por favor, tenham consciência na utilização da água. Esse é o ponto principal de tudo isso que está ocorrendo aqui hoje”, disse. “Onde nós temos uma conscientização, uma participação da população, nós temos cada vez a tranquilidade de atravessarmos mais cinco meses sem chuva”, ponderou.

O volume de chuva registrado no ano de 2021 foi menor, em comparação ao ano de 2020. Por este motivo, a vazão do Rio Meia Ponte permanece baixa, em 9.548 L/s, conforme apresentado na manhã desta quarta-feira. Ou seja, há menor disponibilidade no ciclo hídrico.

Por este motivo, foram decretadas pelo Governo do Estado aos órgãos competentes, ações de monitoramento das vazões em tempo real, além da realização de mecanismos de defluência de água nas barragens e fiscalização do cumprimento às regras estabelecidas.

Para que as ações de prevenção sejam cumpridas, o trabalho de fiscalização será intensificado nas bacias pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), para que haja o cumprimento das medidas restritivas ou de suspensão sobre o uso de água e, mediante constatação de irregularidades, aplicar as sanções legais.


Leia mais sobre: / / Cidades / Destaque 2