22 de dezembro de 2024
Mudanças • atualizado em 27/12/2022 às 09:06

Governo de Goiás anuncia mudanças no Passe Livre Estudantil a partir de janeiro

No dia 9 de janeiro de 2023, terá início o cadastramento e o recadastramento para o ano letivo, já dentro do futuro formato, incluindo um novo cartão
Passe Livre Estudantil será pós-pago em 2023. (Foto: Divulgação / Seds)
Passe Livre Estudantil será pós-pago em 2023. (Foto: Divulgação / Seds)

A partir de janeiro de 2023, o formato de repasse dos valores das passagens do Passe Livre Estudantil (PLE) custeadas pelo governo de Goiás às empresas prestadoras do serviço, será pós-pago. A mudança no acontece para aprimorar o atendimento aos estudantes que utilizam o sistema. Em Anápolis não haverá mudança, já que o contrato com as empresas locais é distinto.

O sistema atual da capital e região metropolitana fica em vigor até o próximo dia 31 de dezembro e, a partir dessa data, a nova tecnologia começará a ser implementada.

No dia 9 de janeiro de 2023, terá início o cadastramento e o recadastramento para o ano letivo, já dentro do futuro formato, incluindo um novo cartão para todos os estudantes.

O período para realizar ambos os procedimentos termina em 30 de abril. A forma para se cadastrar e recadastrar continua a mesma.

Passe Livre Estudantil

O PLE, programa do Governo de Goiás gerido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), tem capacidade para atender 110 mil estudantes. São até 48 viagens mensais, para ir e voltar da instituição de ensino, de acordo com o calendário letivo de cada instituição. Nesse ano de 2022, 84.692 alunos requisitaram o benefício.

A cobertura abrange os municípios de Abadia de Goiás, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Goianápolis, Goiânia, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Nerópolis, Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás e Trindade.

O saldo do cartão não é cumulativo, ou seja, se o aluno não utiliza todos os créditos, no mês seguinte é depositada apenas a diferença para completar 48 viagens. O número de passagens leva em consideração os dias letivos de cada mês, informados pelas instituições de ensino.

O titular da Seds, Wellington Matos, destaca que as mudanças que serão implementadas vão dar mais eficiência ao serviço prestado aos estudantes. “São mudanças que já fazem parte do segundo mandato do governador Ronaldo Caiado, que investirá cada vez mais na melhoria da qualidade de todos os serviços prestados à sociedade goiana”, afirma Matos.

Cadastro e recadastro

Para alunos de Goiânia e região metropolitana, o cadastro e o recadastro são realizados pelo site www.juventude.go.gov.br.

Se aprovado, o estudante é informado por e-mail, e o cartão pode ser retirado após sete dias da data da adesão, no Vapt Vupt. É preciso fazer agendamento prévio pelo site www.vaptvupt.go.gov.br/agendamento.

Em Anápolis, os já cadastrados devem procurar a instituição de ensino onde estudam. Os novatos precisam fazer o cadastro na Urban (Rua General Joaquim Inácio, nº 206, Secretaria Municipal de Integração Social, Cultura e Esportes).

É necessário apresentar cópias de CPF, RG, comprovante de endereço, comprovante de matrícula e uma foto 3×4. Se o processo for aprovado, o estudante deve retirar o cartão no prazo de sete dias da data de solicitação, no terminal urbano de Anápolis. O terminal fica na Rua Tônico de Pina, Setor Central.

Em Anápolis, todos os contemplados devem fazer a ativação do benefício nas unidades do Vapt Vupt, depois de agendar pelo site www.vaptvupt.go.gov.br/agendamento.

Prazos

  • 31/12/2022 – Último dia de funcionamento do cartão PLE em Goiânia e região metropolitana, para dar início à implementação de melhorias
  • 09/01/2023 – Início do período de cadastramento e recadastramento para o ano letivo
  • 19/01/2023 – Início da entrega dos novos cartões dos estudantes veteranos
  • 24/01/2023 – Início da entrega dos cartões dos estudantes novatos
  • 30/04/2023 – Último dia para cadastramento e recadastramento
  • 31/05/2023 – Atendimento apenas para resolução de reprovações de solicitações

Mais informações: (62) 3201-9748 (Ligação/WhatsApp), (62) 98306-0294 (WhatsApp), 0800.648.2222 (Redmob).


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