Uma das principais referências nacionais em assistência farmacêutica especializada, o Centro Estadual de Medicação de Alto Custo Juarez Barbosa (Cemac JB) ampliou, em 2025, o processo de modernização dos serviços oferecidos à população.
A unidade do Governo de Goiás passou a adotar novas ferramentas tecnológicas e estratégias de descentralização que tornam o acesso aos medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf), do Sistema Único de Saúde (SUS), mais ágil, seguro e humanizado.
O avanço é impulsionado pela transformação digital. Todo o fluxo de solicitação de medicamentos passou a ser realizado de forma integralmente on-line, por meio do Portal Expresso.
A digitalização eliminou etapas presenciais, aumentou a segurança dos processos e permite que o usuário acompanhe, em tempo real, o histórico das solicitações, consolidando um modelo mais eficiente e transparente.
Os números demonstram o impacto da mudança. Em 2024, o Cemac contabilizou 49.013 pedidos de abertura de novos processos e 165.231 solicitações de renovação. Em 2025, até 31 de outubro, já eram 50.995 novas aberturas e 182.248 renovações, altas de 4% e 9%, respectivamente. Somados os dois anos, mais de 440 mil processos foram realizados de forma digital.
Esses procedimentos viabilizam a dispensação de medicamentos de alto custo, inclusive para doenças raras, que somaram R$ 411,7 milhões em 2025 — dos quais R$ 352 milhões foram garantidos pelo Tesouro Estadual.
Outra inovação implementada é o envio de alertas automáticos via WhatsApp, que informam os pacientes sobre qualquer atualização nos processos. A ferramenta amplia a transparência e reforça o acompanhamento contínuo do tratamento.
Descentralização
Paralelamente à digitalização, o Cemac JB avançou na descentralização da dispensação de medicamentos. A estratégia envolve o trabalho em rede com o Cemac Pireneus, seis policlínicas, cinco Regionais de Saúde e 56 municípios cadastrados, ampliando o acesso em todas as regiões do Estado. Atualmente, 58 mil usuários do interior — o equivalente a 44% dos 132,4 mil pacientes cadastrados em Goiás — são atendidos por esse modelo.
“A descentralização reduz filas, diminui a necessidade de deslocamento até Goiânia e promove mais equidade na assistência farmacêutica”, destaca a diretora-geral do Cemac, Viviane Troncha.
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