05 de dezembro de 2025
Educação

Governo de Goiás abre inscrições para curso gratuito de professores em pensamento computacional

A proposta é oferecer estratégias práticas que podem ser utilizadas tanto com o uso de tecnologia quanto em atividades desplugadas, ampliando as possibilidades de aplicação em sala de aula
Curso de capacitação de professores da rede pública é gratuita e inscrições vão até 12 de setembro. (Fotos: Secti).
Curso de capacitação de professores da rede pública é gratuita e inscrições vão até 12 de setembro. (Fotos: Secti).

O Governo de Goiás, em parceria com o British Council, abriu inscrições para o curso gratuito de capacitação de professores da rede pública no programa Codifica+. A formação é voltada a docentes do ensino fundamental II (6º ao 9º ano) e do ensino médio, das redes municipal, estadual e federal. Os interessados podem se inscrever até o dia 12 de setembro, pelo site abre.go.gov.br/codificagoias.

O Codifica+ foi desenvolvido especialmente para o contexto educacional brasileiro e busca apoiar as redes públicas na implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e de seu complemento para a área de computação. O curso apresenta o pensamento computacional como ferramenta transversal, aplicável em diferentes disciplinas, e não apenas nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. A proposta é oferecer estratégias práticas que podem ser utilizadas tanto com o uso de tecnologia quanto em atividades desplugadas, ampliando as possibilidades de aplicação em sala de aula.

Além dos conteúdos técnicos, a formação inclui atividades online e offline alinhadas à realidade das escolas públicas e traz, de forma transversal, princípios de diversidade, equidade e inclusão. Ao final, os participantes recebem certificação.

Edição anterior

Na primeira edição do programa, realizada em 2024, 55 professores foram certificados em Goiás, após mais de 250 inscrições. A fase inicial também contou com a competição Learning Sectors, organizada com apoio da Fórmula 1, que reuniu mais de 150 equipes de professores e estudantes. Juntos, eles desenvolveram 106 projetos voltados à acessibilidade, sustentabilidade e inclusão, transformados em protótipos avaliados por especialistas. O destaque ficou para três alunas do CEPI Gomes de Souza, em Anápolis, que venceram o desafio e garantiram uma experiência imersiva nos bastidores do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, com todas as despesas pagas.

Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, a iniciativa prepara os alunos para um mundo cada vez mais tecnológico ao capacitar os professores com habilidades de ponta. Já a diretora de Engajamento Cultural do British Council no Brasil, Diana Daste, destacou o potencial do programa para ser expandido a outros estados, fortalecendo a educação pública e promovendo competências essenciais para o século 21.

FAQ | curso gratuito do programa Codifica+

Quem pode participar

  • Professores do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano)
  • Professores do Ensino Médio
  • Educadores das redes municipal, estadual e federal

Inscrições

Sobre o curso

  • Desenvolvido para apoiar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e seu complemento em computação.
  • Conteúdos práticos e aplicáveis em matérias como matemática, português, história e ciências.
  • Atividades plugadas (com tecnologia) e desplugadas (sem tecnologia).
  • Enfoque transversal em Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI).
  • Certificação ao final da formação.

Resultados da primeira edição

  • Em 2024, 55 professores certificados em Goiás.
  • Mais de 250 inscrições recebidas.
  • Competição Learning Sectors, realizada com apoio da Fórmula 1, envolveu mais de 150 equipes e resultou em 106 protótipos de impacto social.

Leia mais sobre: / / / Cidades / Notícias do Estado