O secretário estadual de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos, Vilmar Rocha, declarou em entrevista ao jornalista Altair Tavares, pela Rádio Vinha FM, que o Governo de Goiás reduzirá as cargas tributárias de todos os equipamentos para a produção de energia solar.
De acordo com o secretário, o governo estadual está trabalhando para que Goiás seja referência no uso e produção de energia solar, que segundo ele, ocupa um lugar muito sério na matriz energética. “A energia solar é limpa, renovável, abundante e democrática, já que todos podem ter acesso a ela. As pessoas ainda não usam por dois motivos, o primeiro é a desinformação, e o segundo é o custo, ainda é caro para colocar nas residências”, disse ele.
“Agora, nós estamos reduzindo as cargas tributárias de todos os equipamentos com relação a energia solar, estamos reduzindo o ICMS para mini e micro geração, e estamos estruturando uma rede de financiamento. Com isso, nós esperamos que este programa tenha um bom resultado e que a gente crie uma grande expansão na área da utilização da energia solar, e também na produção de energia solar”, afirmou Vilmar Rocha.
Ainda de acordo com o secretário, está programada a construção de seis usinas de energia solar em Goiás. O projeto é uma parceria da Celg Geração e Transmissão, estatal, com a iniciativa privada. Uma delas será no município de Morrinhos.
Leia mais sobre: Cidades