22 de dezembro de 2024
Cidades

Governo da Paraíba vem a Goiás para conhecer modelo de OS na Educação proposto por Marconi

Uma comitiva da Secretaria da Educação da Paraíba visita Goiânia com o objetivo de conhecer projetos inovadores desenvolvidos pelo governo Marconi Perillo na Secretaria de Educação Cultura e Esporte (Seduce). Uma das ações é a gestão compartilhada das escolas com Organizações Sociais (OSs), que está em processo de implantação em 23 unidades escolares.

O Secretário Aléssio Trindade de Barros elogiou a iniciativa do Governo de Goiás, desenvolvida por meio da Seduce. “É um projeto pioneiro e corajoso e está sendo tocado com muito cuidado. O que mais me chamou a atenção foi a ideia de dar as condições para que a gestão da escola faça a diferença. Isso deixa o diretor livre de problemas corriqueiros, como a manutenção da cozinha ou da energia elétrica, por exemplo, para focar no pedagógico”.  

Acompanhado da gerente de Recursos Humanos, Carol Lubambo, que permanece em Goiânia até o fim da semana, o secretário da Paraíba participou de reunião técnica na segunda-feira,12/12, para entender todos os estudos criteriosos que foram adotados pela Seduce até chegar ao modelo que está em fase de implantação. “Acho que Goiás e a secretária Raquel Teixeira estão de parabéns”, resumiu.

A Paraíba não é o primeiro Estado a enviar representantes para conhecer o projeto de gestão compartilhada com as OSs. Desde que a proposta foi lançada pelo governador Marconi Perillo, em 2015, comitivas da Rondônia e também do Ceará estiveram em Goiânia para audiências com a secretária Raquel Teixeira e equipe. 

A iniciativa também foi colocada em pauta durante apresentação das potencialidades de Goiás, por Marconi, em missões internacionais na Oceania, Europa e América do Norte. Chamou a atenção até do Banco Mundial, que presta consultoria para o desenvolvimento, implementação e avaliação do programa. 

De acordo com o chefe do Núcleo de Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação dos Contratos de Gestão e responsável pela reunião com a comitiva da Paraíba, Ademar Rodrigues, o secretário veio disposto a acompanhar e entender todos os critérios técnicos e legais do projeto. “Ficaram curiosos em saber a legislação, os estudos que foram feitos para chegar a esse modelo. Eles querem implantar algo novo lá, por isso o interesse pelo formato que estamos criando”, disse.

Ademar destacou que apesar de não terem visitado a Seduce in loco, outros Estados também já entraram em contato manifestando interesse em conhecer e acompanhar a gestão compartilhada na Educação em Goiás. “Essa política de parcerias em Educação pode resultar em melhorias significativas no aprendizado dos estudantes da rede pública. O sucesso desse programa vai projetar Goiás para outros Estados e até países”, observou.

A gestão compartilhada com Organizações Sociais (OSs) já vive o processo de implantação em 23 escolas goianas.  O contrato deve ser outorgado pela Procuradoria Geral do Estado (PGE)  em breve e a expectativa é que equipes da Gestão Transparência e Resgate Social (GTR), OS vencedora do primeiro chamamento, comecem a trabalhar nas escolas  no início do ano letivo de 2017.


Leia mais sobre: Cidades