23 de novembro de 2024
Destaque 2 • atualizado em 08/02/2021 às 13:03

Governo cria aplicativo para agendamento de vacinação em Goiás

Foto: Mel Castro
Foto: Mel Castro

O Governo de Goiás lançou, nesta segunda-feira (8), um aplicativo para pré-cadastro e agendamento da vacinação contra a Covid-19. O “Vacina Goiás”, criado pelas secretarias de Estado da Saúde (SES-GO) e de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), visa evitar aglomerações nos postos de imunização do estado e organizar o acesso da população às doses. 

A ferramenta visa evitar filas e aglomerações, com o agendamento de data, hora e local para receber a dose. Todos os 246 municípios podem participar, mas antes precisam aderir ao sistema gratuito. No entanto, quem não tiver acesso à internet e pertencer aos grupos prioritários elegíveis para imunização nesta etapa, pode procurar diretamente um posto de vacinação, para garantir a proteção. 

Disponível via web, no site www.go.gov.br/vacinagoias, a plataforma solicita, para acesso, login do Governo Federal. Caso o usuário não tenha, é possível criá-lo na hora, na opção “entrar com gov.br”, seguida de “crie sua conta gov.br”. Após ativar o login, o usuário é direcionado para a página de pré-cadastro e, se pertencer ao grupo prioritário da vez, poderá agendar imediatamente a vacinação.

Organização

De acordo com o secretário de Estado da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, conforme determinado pelo governador Ronaldo Caiado, o sistema de saúde trabalha para evitar aglomerações nos locais em que são disponibilizadas as vacinas. 

“Há este campo específico para o pré-cadastramento da vacinação disponível no portal do governo, de forma que a pessoa insere seus dados e terá a unidade disponível para que possa vacinar com o mínimo de aglomeração possível”, explicou. 

Conforme o secretário, o pré-cadastro não é obrigatório, mas facilita e organiza o trabalho.  “Não perderemos a oportunidade de vacinar um idoso que esteja na faixa etária, que, porventura, não fez o pré-cadastro e chegou à unidade”, completou.

Cronograma

Goiás recebeu, no último domingo (7), a quarta remessa de vacinas contra a Covid-19, enviadas pelo Ministério da Saúde. São 77,8 mil novas doses da CoronaVac, produzidas pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. 

O Estado vai encaminhar o imunizante para todos os 246 municípios já nesta segunda-feira (08). Com o novo lote, junto com o que o Estado tem armazenado, será possível fazer a imunização de cerca de 54 mil pessoas em todo o território goiano. O número, segundo levantamento da pasta, é suficiente para praticamente cobrir a população de cerca de 52 mil goianos com mais de 85 anos. 

“Esse quantitativo de vacinas a serem distribuídas a partir de hoje será suficiente para vacinar 100% dos idosos com 85 anos e mais. O município que concluir esta faixa etária e ainda tiver doses poderá vacinar faixas etárias menores, seguindo a ordem decrescente, de 84 a 80 anos, 79 a 75 anos, 74 a 70 anos e assim sucessivamente até 60 anos”, explica a superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO, Flúvia Amorim.

O governador Ronaldo Caiado afirmou que a prioridade é vacinar esta população idosa. “Isto nos traz uma esperança enorme de atingir exatamente a faixa etária que tem o maior risco de complicações e o maior percentual de letalidade”, ressaltou odemocrata que frisou, ainda, a obrigatoriedade da ordem: “Não tem agora nenhuma prioridade que não seja pessoas inicialmente acima de 90 anos, depois 85 acima e assim sucessivamente. Não tem ninguém que vai furar fila nesse processo. Temos que seguir a ordem e não podemos admitir que as pessoas mais idosas estejam excluídas”.

Ronaldo Caiado pediu, também, o apoio da população e da imprensa com denúncias de pessoas que pretenderem furar a fila. De acordo com ele, toda e qualquer irregularidade será apurada e o responsável terá que responder junto ao Ministério Público Estadual e também à Polícia Civil pela prática criminosa.


Leia mais sobre: / Cidades / Destaque 2 / Goiás - Estado