22 de dezembro de 2024
Brasil

Governo Bolsonaro tem reprovação de 39,5% dos brasileiros

(Foto: Lula Marques)
(Foto: Lula Marques)

De acordo com a pesquisa CNT de opinião, feita em parceria com o Instituto MDA, publicada nesta segunda-feira (26/08) a desaprovação do governo e do desempenho pessoal do atual presidente Jair Bolsonaro (PSL), cresceu consideravelmente desde a última pesquisa realizada em fevereiro deste ano. No que diz respeito ao governo, hoje, 39,5% da população brasileira mostra-se insatisfeita. Seis meses antes, esse índice correspondia à 19%.

Em relação ao desempenho pessoal, o aumento do número de pessoas que desaprovam também é significativo, sendo neste mês 53,7% e, em fevereiro, 28,2%. A porcentagem do número de pessoas que consideram o governo positivo ou irregular, correspondem respectivamente a 29,4% e 29,1%. 

O levantamento que foi feito entre os dias 22 e 25 de agosto e ouviu cerca de 2mil pessoas em 137 municípios, mostra que a área com maior desempenho no governo Bolsonaro, segundo os brasileiros, é o combate à corrupção, correspondendo a 31,3%. Em segundo, com 20,8%, a saúde é vista como um dos aspectos que deve obter melhora. 

Em meio ao descaso do presidente envolvendo as queimadas na Amazônia, para 2,0% dos entrevistados, a modalidade que terá o pior desempenho é o meio ambiente. A pesquisa aponta que apenas 0,5%, veem a questão como pouco relevante, outros 5,5% acham o tema pouco importante e, 93,5% das pessoas consideram muito importante a preservação do meio ambiente.

No que se refere à reforma da Previdência, a opinião dos brasileiros mostra-se um pouco dividida, mas a maioria se revela contra. 40,99% da população está a favor, enquanto, 59,01% manifesta-se contrária. 

Os brasileiros encaram como maiores desafios no governo Bolsonaro o quesito saúde, educação e emprego. Que correspondem consecutivamente à 54,7%, 49,8% e 44,2%.


Leia mais sobre: Brasil