23 de novembro de 2024
Cidades

Governo anuncia nesta quarta (26) plano para evitar crise hídrica em Goiás durante estiagem

Bacia do Meia Ponte está sob observação constante da Semad em plano para evitar racionamento. (Foto: Semad)
Bacia do Meia Ponte está sob observação constante da Semad em plano para evitar racionamento. (Foto: Semad)

O governador Ronaldo Caiado e a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andréa Vulcanis, apresentarão nesta quarta-feira (26) as medidas que serão tomadas pelo governo estadual para conservar o nível das bacias hidrográficas no estado durante o período de seca.

O plano cita, especificamente, as bacias do Rio Meia Ponte, na Grande Goiânia, e do Ribeirão Piancó, em Anápolis.

Segundo a Secretaria de Comunicação do governo, será publicado um decreto para regulamentar o planejamento, que terá medidas que vigorarão até o fim da estiagem. A Secom adiantou que será priorizado o consumo de água para humanos.

Com a medida, a captação de água nessas bacias poderá ser restringida para atividade agropecuária, industrial, comercial, de lazer e outros usos, de modo a priorizar o consumo humano e a dessedentação de animais.

A Semad garante que também haverá maior fiscalização para garantir o cumprimento das medidas. Caso haja irregularidades, eventuais infratores estão sujeitos a penalizações.

Durante a vigência do risco de emergência hídrica, o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) vai operacionalizar e se responsabilizar pela divulgação de informações técnicas relevantes para gestão da crise hídrica. O Centro produzirá informações acerca das vazões nos pontos de controle e níveis de criticidade, por meio da Sala de Situação de Monitoramento de Riscos e Desastres Naturais.

Segundo dados divulgados pela Saneago, nesta terça a vazão do Meia Ponte está em 7,7 metros cúbicos por segundo, num nível considerado de atenção. Nos últimos anos, a baixa do manancial no período de seca tem gerado preocupação. A Saneago garante o abastecimento, mas está em alerta.


Leia mais sobre: Cidades / Destaque 2