21 de dezembro de 2024
Cidades

Governo anuncia criação de comissão para ampliar Passe Livre Estudantil

O governo estuda a ampliação do Programa Passe Livre Estudantil para outras cidades.  Para isto um grupo foi criado para que a expansão seja estudada. O grupo deverá apresentar os resultados ao governador Marconi Perillo em meados de março ou abril de 2015.

“Nossa proposta é que o governador autorize que o projeto de ampliação dos beneficiados seja estendido a partir do segundo semestre do ano que vem para outras cidades dependendo de questões orçamentárias e financeiras”, ressalta Leonardo Felipe.

As primeiras regiões fora da região metropolitana de Goiânia que possivelmente serão  contempladas são Anápolis, municípios do Entorno do Distrito Federal, Rio Verde, Catalão, Itumbiara e outras cidades que possuam linhas regulares do transporte coletivo urbano.

O governo do estado pretende fazer a extensão do programa de forma gradual. A comissão criada terá o papel de encaminhar ao governador Marconi Perillo, os estudos necessários para que sejam informados detalhes do impacto financeiro e as fontes dos recursos que irão custear o programa.

Atualmente são gastos com o Passe Livre Estudantil cerca de 20 milhões de reais por ano.

{youtube}IHT0ElCQp2U{/youtube}

Recadastramento

Durante o mês de janeiro, os estudantes beneficiados pelo Programa Passe Livre Estudantil deverão se recadastrar.

Para isso, entre os dias 19 de janeiro e 21 de março, o estudante precisará primeiramente renovar seu cadastro do Passe Escolar no SETRANSP. Depois, o aluno deve ir a qualquer uma das unidades do Vapt Vupt da Região Metropolitana de Goiânia em posse de seus documentos pessoais e assinar o novo termo de uso.

Se for menor de 18 anos, é preciso estar acompanhado do responsável. Se for beneficiário do PBU, o bolsista deve antes verificar a regularidade do seu cadastro junto ao programa da OVG

Os estudantes que já se cadastraram no programa, mas não foram contemplados, também devem realizar o recadastramento nas agências do Vapt Vupt.  Pelo programa, alunos têm direito a 48 viagens mensais.

Para os que desejam ingressar no programa é necessário que tenha cadastro no SETRANSP (Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de Goiânia), referente ao cartão passe escolar.

Durante solenidade de comemoração de um ano do programa, o governador de Goiás, Marconi Perillo garantiu que o Passe Livre Estudantil está assegurado até 2018, último ano a frente da gestão estadual.

 

 

 


Leia mais sobre: Cidades