10 de janeiro de 2025
Cidades

“Governar é escolher prioridades”, diz Marconi a beneficiários do Bolsa Universitária

Marconi entrega Bolsa Universitária a estudantes. (Foto: Marco Monteiro)
Marconi entrega Bolsa Universitária a estudantes. (Foto: Marco Monteiro)

Com galerias do Teatro Rio Vermelho do Centro de Cultura e Convenções de Goiânia lotadas, o governador Marconi Perillo e a primeira-dama Valéria Perillo comandaram a segunda solenidade da manhã para assinatura de novos contratos do programa Bolsa Universitária, com inclusão de mais sete mil alunos e abertura de inscrição para mais dez mil beneficiários. Nesta terça-feira (20), o governador comanda quatro solenidades para entregas das novas bolsas.

Idealizador do programa, Marconi saudou os novos beneficiários dizendo que “governar é escolher prioridades” e o programa Bolsa Universitária, fora o custeio da máquina, é a “prioridade número” do governo.

Ele se recordou, emocionado, da primeira solenidade de entrega de Bolsas Universitárias, em 1999, na época para 4.500 estudantes. Naquele mesmo ano, lembrou, era criada a Universidade Estadual de Goiás (UEG). “Nós fizemos aqui uma solenidade que foi uma das mais emocionantes de minha vida”, contou, observando que muitos consideravam que o programa seria “fogo de palha”.

Marconi previu que o programa vai chegar ao segundo semestre deste ano com 197 mil alunos beneficiados. Adiantou que o mesmo terá continuidade na gestão do vice-governador José Eliton, que se inicia em 7 de abril.

“Desde que comecei na vida pública, sempre disse que a Educação é  a grande arma democratizadora de oportunidades”, assinalou, fazendo referência às desigualdades sociais no Brasil. “O programa Bolsa Universitária não é de governo, mas de Estado”, disse Marconi, enfatizando que deve ter continuidade em outros governos. Segundo ele, ao longo de 19 anos o Bolsa Universitária proporcionou “quantas histórias bonitas”, de jovens que se formaram apoiados pelo programa.

A Bolsa Universitária, explicou Marconi, fez parte do programa de governo, apresentado na eleição de 1998. “Além de entregarmos hoje 7.300 bolsas, estamos abrindo inscrições para mais 10 mil bolsas”, comemorou.

O governador disse que este ano o Estado deve atingir a marca de 200 mil Bolsas Universitárias entregues. “O Brasil é um país de muitas discrepâncias, muito desigual. A única oportunidade que a gente tem para abrir o leque de oportunidades é pela Educação”, assinalou.

A primeira-dama Valéria Perillo fez um discurso em defesa da Educação, como a arma mais poderosa para mudar o mundo. “É um grande investimento. É um grande programa já consolidado em Goiás”, disse, referindo-se ao Bolsa Universitária. Valéria anunciou a abertura de um novo período de inscrições, de hoje a 1º de março deste ano, para mais 10 mil bolsas.

“O conselho que eu posso dar para vocês: estudem, agarrem essa oportunidade, porque vocês são o futuro do nosso Estado”, disse Valéria, assinalando que muitos terão de fazer sacrifício para vencer na vida.

A primeira-dama afirmou que os jovens são os grandes protagonistas da Bolsa Universitária. Devem atentar-se para as contrapartidas, como a doação voluntária de sangue e a prestação de serviços à comunidade. Por fim desejou sucesso aos estudantes na caminhada que iniciam.  

{nomultithumb}

{nomultithumb}


Leia mais sobre: Cidades