No encontro desta sexta-feira, dia 25, em Cuiabá, por solicitação do governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, os governadores aprovaram o envio de ofício ao presidente da República, Michel Temer, e para o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, para inclusão da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) nos rol de benefícios fiscais nos mesmos moldes dos concedidos à Sudam e Sudene.
Aprovado pelo Senado, o projeto encontra-se em tramitação na Câmara dos Deputados. Os governadores também discutiram compensações tributárias no âmbito da Lei Kandir e antecipação dos recursos do Auxílio Financeiro para Fomento das Exportações (Fex), ainda para 2018.
Na pauta administrativa, eles discutiram o projeto da unificação de alíquotas de seis produtos destinados exclusivamente à exportação, monitoramento da agenda internacional, e finalização do planejamento estratégico entre os estados-membros do Consórcio, com base em consultoria da Fundação Dom Cabral. Por fim, debateram modificações no estatuto do Consórcio, cujo modelo de governança deverá ser atualizado.
China
Chineses confirmam interessem em investir nos estados do Brasil Central Cuiabá, 25 de maio de 2018 – O governador do Mato Grosso, Pedro Taques, que presidente o Consórcio, informou na abertura do evento que vários empresários chineses demonstraram interesse em investir nos estados do Fórum Brasil Central, segundo informação prestada pelo embaixador da China no Brasil.
“A ideia é que façamos uma reunião com embaixadores de diversos países para que possamos explicar a natureza do consórcio”, explicou Taques, assinalando que muitos não conhecem a estrutura e a organicidade do Consórcio Brasil Central. Participaram do encontro os governadores Pedro Taques (Mato Grosso), José Eliton (Goiás) e os vice-governadores do Maranhão, Carlos Brandão, e de Mato Grosso do Sul, Rose Modesto, que representaram os governadores Flávio Dino e Reinaldo Azambuja, respectivamente.
Os governadores do Rodrigo Rollemberg (Distrito Federal) e Daniel Pereira foram representados por seus secretários de Planejamento. O Consórcio Brasil Central é formado pelos Estados de Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Tocantins e o Distrito Federal. O objetivo é que, juntos, possam usar uma agenda comum e impulsionar a competitividade da região Brasil Central – que equivale a 12% da população do país. Com isso, a expectativa é que os projetos garantem o desenvolvimento das cidades.
Acompanham o governador de Goiás em Cuiabá, o secretário da Fazenda, Manoel Xavier; o secretário de gestão e planejamento, Joaquim Mesquita; o secretário Executivo do Consórcio Brasil Central, Leonardo Jayme; e o superintendente geral de planejamento, Gustavo de Pina.
Leia mais sobre: Política