O Consórcio de Governadores do Nordeste divulgou uma carta rebatendo o presidente Jair Bolsonaro, que afirmou nesta quinta-feira (18) que acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) contra as medidas de restrição adotadas nos estados.
Na carta, assinada por nove governadores da região, os chefes dos Executivos afirmam que receberam a notícia com surpresa e lembraram que o próprio STF garante a constitucionalidade das ações.
“As medidas visam evitar o colapso do sistema hospitalar e foram editadas com amparo no artigo 23 da Constituição Federal, conforme jurisprudência do STF”, diz o texto.
Eles convidam ainda Bolsonaro a “somar forças na luta contra o coronavírus” e afirmam “que só existe uma forma de proteger a economia e os empregos: enfrentar e vencer a pandemia”. No fim, a carta relata que o presidente foi convidado a integrar o Pacto Nacional pela Vida e pela Saúde e manifesta solidaridade aos governadores “atingidos pela inusitada ação judicial”.
Doria e Eduardo Leite reagem
Antagonista político de Bolsonaro, Doria disse no Twitter que o presidente ignora as mortes por covid-19 “e aposta no confronto com governadores ao tentar barrar medidas de isolamento e ameaçar com estado de exceção”.
O governador de São Paulo diz que o “momento é de solidariedade e, principalmente, de ação”. “Os brasileiros precisam de vacinas, leitos de UTI e liderança”, conclui.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, afirmou que Bolsonaro “atrasou o país na compra de vacinas, agora chega atrasado na ação do STF” contra o decreto gaúcho que estabelece restrições. “Nossa energia não está direcionada para o confronto, mas sim para salvar vidas e superar esse grave momento”, conclui.
Leia mais sobre: Jair Bolsonaro / Destaque 2 / Política