08 de agosto de 2024
Cidades • atualizado em 13/02/2020 às 01:24

Governador percorre festividades religiosas pelo interior de Goiás e atua na propagação da fé e das tradições cristãs dos goianos

O governador Marconi Perillo vem percorrendo o interior de Goiás para incentivar e propagar as festas e tradições religiosas, como ocorreu neste fim de semana, que esteve em Santa Cruz, Jaraguá e Luziânia para participar das Cavalhadas e das celebrações do Divino Espírito Santo, que se multiplicam por todo o Estado no mês de junho. Incentivador e apoiador das festividades – na semana passada o governador lançou o Circuito Cavalhadas 2017 no Palácio das Esmeraldas – Marconi também é devoto e praticante do Catolicismo e mantém laços com as diferentes religiões.

Marconi e Valéria são frequentadores assíduos das celebrações religiosas, em Goiânia e em Pirenópolis, valor que passaram às filhas, Isabella e Ana Luísa, que também são católicas. “As Cavalhadas e tradições religiosas de Goiás estão entre as mais belas e emocionantes do Brasil e do mundo. São manifestações genuínas, sinceras e singelas da religiosidade dos goianos, de sua devoção a Deus e a Jesus Cristo”, afirma o governador. “Da mesma forma, o fervor religioso dos goianos das outras religiões cristãs e do espiritismo estão entre as mais autênticas que conhecemos”, diz.

Jaraguá
O município de Jaraguá, distante 120 quilômetros de Goiânia, preparou recepção calorosa para o governador Marconi Perillo, que reservou a tarde para prestigiar a abertura da 236ª edição das Cavalhadas de Jaraguá. Montado em um cavalo, ele acompanhou parte da comitiva. Ao longo de quatro mandatos, Marconi transformou em política pública os investimentos em manifestações culturais, as quais considera “patrimônio imaterial” dos goianos. Além de destinar recursos para o fomento da cultura, o governador faz questão de participar de apresentações tradicionais.

Acompanhado pelo pai, o senhor Marconi Ferreira, ele recebeu o carinho da população, atendeu todos os pedidos de fotos e selfies, ouviu sugestões e encaminhou demandas. Entre os moradores ilustres da cidade que recepcionaram Marconi, a Dona Flora Assunção, de 92 anos, mãe do deputado estadual Nédio Leite, fez questão de posar para fotos com o governador.

Prefeito do município, Zilomar Antonio de Oliveira (PSDB) agradeceu o governador pelo apoio à festa, que este ano completou 236 anos, e que é considerada a maior manifestação popular da cidade. “Estamos muito felizes com o apoio que o governador Marconi Perillo tem dado, não só para Jaraguá, mas para todas as Cavalhadas do Estado de Goiás. Pela tradição, pela religiosidade, pela importância da Festa do Divino”, ressaltou. “Agradecemos pelo governador ter incluído nossa cidade no Circuito das Cavalhadas, trazendo turismo para nossa cidade e mostrando para o Brasil nossa religiosidade”, afirmou o prefeito, ao fazer referência ao Circuito, instituído ano passado por Marconi, com apoio para a festa em 12 municípios que mantém esta tradição.

marconi cavalhadas cavalheiros

Luziânia
O governador Marconi Perillo, acompanhado do vice-governador José Eliton e do prefeito Cristóvão Tormin, assistiu, na manhã deste domingo (4), à missa em louvor ao Divino Espírito Santo na Matriz de Luziânia. A tradicional missa ocorre um dia antes do encerramento dos festejos em louvor ao Divino Espírito Santo, iniciados em 26 de maio e previstos para se encerrar amanhã.

Há mais de 30 anos o governador Marconi Perillo tem sido presença garantida nas missas de encerramento dos festejos ao Divino. “Faço questão de estar aqui todos os anos. Esta é uma missa tradicional do nosso calendário religioso. Agradeço a Deus por estar mais uma vez aqui em Luziânia. Eu sempre venho a esta festa para agradecer ao Espírito Santo pelas graças recebidas”, declarou Marconi.

“A história de Goiás foi alicerçada pela religiosidade. A festa é a memória viva do povo goiano. Sempre participei e continuarei a estar presente nesses momentos de fé e devoção ao Divino Espírito Santo”, salientou.

O prefeito Cristóvão Tormin (PSD), que assistiu à cerimônia também ao lado do ex-governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz, agradeceu a presença do governador Marconi Perillo, “um amigo de Luziânia, homem de tantos serviços prestados e também de muita fé, devoto do Divino Espírito Santo”.

Santa Cruz de Goiás
O governador reservou a tarde de sábado (3/6) para acompanhar de perto as Cavalhadas de Santa Cruz de Goiás e conviver com a comunidade local. “As Cavalhadas representam, talvez, o que temos de mais belo em nosso país em relação à cultura e à tradição religiosa”, ressaltou Marconi, que foi recepcionado pelo prefeito Dr. Mateus Felix Lopes (PRTB) e demais autoridades locais, além de parlamentares, no Centro de Cultura Tio Negrinho.

“São mais de dois séculos de tradição, o que é importante para manter a nossa história, tanto é que inauguramos ontem a restauração do Cine Teatro São Joaquim, na cidade de Goiás, um dos primeiros teatros da Região Centro-Oeste do país”, declarou o vice-governador José Eliton.

“Essa festa movimenta a cultura e a economia da nossa cidade. Boa parte dos moradores da região da estrada de ferro vem pra cá nessa época. Nós agradecemos pelo apoio do governador Marconi Perillo que por meio da Goiás Turismo tem nos apoiado”, agradeceu o prefeito que disse ser “testemunha do bem que o governador Marconi tem feito a Goiás”. Segundo ele, os 246 municípios goianos podem comprovar isso, que o governador tem trabalhado visando o desenvolvimento do Estado.

Leia Mais:

 

 


Leia mais sobre: Cidades

Comentários

0 Comentários
Mais Votado
Mais Novo Mais Antigo
Opiniões Inline
Ver Todos os Comentários