20 de dezembro de 2024
Cidades • atualizado em 13/02/2020 às 00:18

Governador manifesta apoio a campanha do Outubro Rosa


O governador do estado de Goiás, Marconi Perillo apoia a campanha do Outubro Rosa. Nas redes sociais o governador trocou as fotos dos perfis, afim de conscientizar seus seguidores para a importância da campanha de prevenção contra o câncer de mama. De acordo com ele, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no Brasil. São registrados 50 mil casos todos os anos. “É preciso que haja esforços de todos para que possamos diminuir as estatística e evitar o sofrimento de tantas mulheres”, ressalta Marconi.

Todo o mês de outubro é destinado à conscientização para a prevenção da doença e para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Durante o mês de campanha, unidades de saúde da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) irão promover eventos de conscientização para alertar as mulheres sobre a doença.

Hospitais

O Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin) irá realizar palestras sobre o assunto aos colaboradores. Segundo o mastologista do hospital, Ediberto Marcolino Filho, a principal medida contra a doença é o diagnóstico precoce que possibilita quase 100% de chances de cura. “Nosso o objetivo é mobilizar todos os colaboradores, que são agentes da saúde, a participarem deste importante movimento e incentivá-los a orientar e acolher pacientes, colegas e familiares que estão enfrentando essa temida doença”, afirma Ediberto.

Em Goiânia, o Hospital Geral de Goiânia Alberto Rassi (HGG-AR), em parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), atenderá 15 pacientes que já tiveram o câncer de mama e aguardam por cirurgia de reconstrução. Além do HGG-AR, as operações vão ser feitas também no Hospital Araújo Jorge e no Hospital das Clínicas. De acordo com o chefe do serviço de Cirurgia Plástica do hospital, Sérgio Conceição, o objetivo é devolver a autoestima às mulheres que foram vítimas do câncer. “O mutirão atenderá exclusivamente pacientes que foram acometidas pela doença e precisaram retirar a mama. Temos o dever social de contribuir com campanhas tão importantes como esta”, afirma Sérgio.

O Hospital Araújo Jorge oferecerá 850 mamografias à população feminina acima de 35 anos. As mulheres interessadas na realização do exame devem procurar o CAIS mais próximo de sua residência, solicitar a requisição de mamografia para o médico ou enfermeira e procurar o Hospital Araújo Jorge, munidas de RG, CPF, comprovante de endereço com CEP e cartão do SUS, a partir do dia 5 deste mês.

Segundo o hospital, as pacientes que apresentaram alterações nos exames serão encaminhadas para a regulação junto à Secretaria Municipal de Saúde e será agendada uma consulta com o médio do Araújo Jorge. 

Leia mais:


Leia mais sobre: Cidades