24 de dezembro de 2024
Cidades

Governador elogia Crer ao receber certificação nacional

O governador Marconi Perillo (PSDB) visitou o Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER) para solenidade de entrega de título de certificação nacional à instituição, na manhã desta quarta-feira (3).

O hospital recebeu o certificado de Acreditação Plena – Nível 2, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). A entidade, não governamental e sem fins lucrativos, certifica a qualidade da saúde no Brasil, focando na segurança do paciente. Além disso, a organização promove constantes avaliações e aprimoramento nos serviços de saúde.

Marconi afirmou que sempre imaginou que o Crer seria uma das instituições mais importantes do Brasil e de referência. “Isso aconteceu e hoje o Crer é uma referência também para o Ministério da Saúde. Um exemplo disso é a construção do Crer no Tocantins, que foi sugerido pelo Ministério”.

Segundo o governador, outros estados da rede estadual de saúde também já receberam essa certificação e que provavelmente o próximo a receber será o Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo).

“O mais importante é que esse certificado que o Crer recebe agora outros hospitais também estão recebendo ou já receberam. Quatro hospitais do governo estadual já foram beneficiados pela qualidade do serviço que prestam recebendo esse certificado, como HGG, HDT, Hurso, Crer e vamos chegar, em breve, ao Hugo”, destacou.

Centro de Informações e Decisões Estratégicas

Além disso, o tucano participou da inauguração do Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde – Conecta SUS Zilda Arns Neumann, ainda nesta quarta-feira.

O Centro, que foi instalado na sede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), fará o monitoramento de todas as informações sobre saúde de Goiás, para subsidiar a coordenação de ações e políticas da pasta.

Serão disponibilizados 86 painéis, que possuem contato via internet, sobre informações de hospitais em funcionamento, com relatórios de controle de contrado de gestão, metas, atendimentos diários, taxa de ocupação dos leitos, entre outros.

O compartilhamento das informações do Centro será feito através de contato via internet, em tempo real, com as seis superintendências da Secretaria, as 17 regionais e os 246 municípios do Estado.

De acordo com o órgão, foram investidos R$ 3,7 milhões no Conecta SUS com reforma do ambiente, aquisição de 86 painéis, 41 microcomputadores, 74 kits que contêm um computador, dois monitores de computador, dois monitores de TV, um headphone e demais equipamentos para a comunicação com o Centro de Informações.

Para Perillo, a inauguração fará com que a população perceba o grau de modernidade e comprometimento do governo com a saúde. “Hoje temos muita segurança em tudo que estamos fazendo na área da saúde. Vamos dar mais uma informação à sociedade sobre os cuidados que estamos tendo para que a saúde chegue com qualidade aos cidadãos goianos”, finalizou.


Leia mais sobre: Cidades