{source}
<iframe src=”https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2FDiariodeGoias%2Fvideos%2F1993976004229128%2F&show_text=0&width=560″ width=”560″ height=”315″ style=”border:none;overflow:hidden” scrolling=”no” frameborder=”0″ allowTransparency=”true” allowFullScreen=”true”></iframe>
{/source}
{source}
<iframe src=”https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2FDiariodeGoias%2Fvideos%2F2256233241255517%2F&show_text=0&width=560″ width=”720″ height=”485″ style=”border:none;overflow:hidden” scrolling=”no” frameborder=”0″ allowTransparency=”true” allowFullScreen=”true”></iframe>
{/source}
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) vai dar posse ao governador eleito Ronaldo Caiado (DEM) e ao vice eleito Lincoln Tejota (Pros), hoje, 1º de janeiro de 2019, às 9 horas. A sessão solene de posse será presidida pelo Chefe do Poder Legislativo, deputado estadual José Vitti (PSDB), no Plenário Getulino Artiaga. A cerimônia de posse será transmitida ao vivo pelo Diário de Goiás no Facebook.
As duas autoridades que serão empossadas devem chegar pela entrada principal do Palácio Alfredo Nasser e serão recepcionadas pelo presidente da Casa e uma comissão de deputados, além de outras autoridades e convidados presentes. Já no Plenário Getulino Artiaga, José Vitti vai abrir os trabalhos da sessão solene e passará a compor a mesa diretiva dos trabalhos. O deputado estadual Talles Barreto (PSDB) vai discursar pela oposição e o deputado estadual José Nelto (Podemos) pela situação.
Antes, porém, o ritual começa com a leitura dos nomes dos componentes da mesa dos trabalhos. Em seguida, a banda da Polícia Militar de Goiás executa o Hino Nacional Brasileiro. Para assumir o cargo, o novo chefe do Executivo Estadual entrega a declaração de Imposto de Renda ao presidente da Assembleia, faz o juramento e assina o livro de posse. Em seguida, será realizada a nomeação do vice-governador. Encerrando a cerimônia ocorre o discurso do novo governante do Estado.
O Regimento Interno, em seus artigos 167 e 168, estipula ainda que o Governador tomará assento à direita do Presidente do Legislativo, ficando o vice-governador à esquerda da Mesa. O juramento será feito a convite do Presidente, primeiro pelo Governador e depois pelo vice-governador, que assumirão o seguinte compromisso: “Prometo manter, defender e cumprir a Constituição da República e a do Estado, observar as leis, promover o bem geral e sustentar a integridade do Estado de Goiás”.
Após a solenidade na Assembleia Legislativa, o já empossado Governador deve conceder entrevista à imprensa, receber cumprimentos no Salão Nobre e depois seguirá para a Praça Cívica, no Centro de Goiânia, onde, na entrada do Palácio das Esmeraldas, será realizada outra solenidade, em que José Eliton (PSDB) passará a faixa de Governador a Ronaldo Caiado.
Leia mais sobre: Governo de Goiás / Ronaldo Caiado / Notícias do Estado