O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), e a secretária da Economia, Cristiane Schmidt, assinaram na manhã desta quarta-feira (7) o decreto que regulamenta a Lei n° 20.787, que institui o Programa de Desenvolvimento Regional (ProGoiás). O projeto visa aquecer o setor industrial no estado, com a desburocratização, incentivos fiscais e levar segurança jurídica aos empresários.
Luciano Martins Ribeiro, representante do Grupo Novo Mundo no evento, parabenizou e agradeceu ao governador pela desburocratização do programa. “Senhor governador e secretária Cristiane, quero agradecer e parabenizar por este programa porque ele desburocratiza o sistema, além disso ele nos traz segurança jurídica e isso tem muito valor. Soma-se a isso, um ponto importante, que é a taxa de juros baixas, a gente viveu anos e anos com taxas que inibiam o investidor. Com isso, o empresário quer investir, então este é um momento importante para nós”, completou Ribeiro.
Ronaldo Caiado disse estar feliz com o programa e parabenizou também a equipe econômica, liderada por Schmidt, por conseguir apresentar uma forma de atrair investidores a Goiás. O chefe do Executivo lembrou também que o momento é ímpar pela situação do estado quando ele assumiu o governo. “Quero agradecer a todos vocês, este é um momento ímpar. Este é um programa de iniciativa de pessoas desde o momento que comecei a escolher minha equipe. Quando iniciei o governo eu disse que governar não é projeto pessoal. Eu não cheguei na minha idade depois de tanto tempo de vida pública para governar com o objetivo de fazer caixa para reeleição. Não é por aí. Foi aí que conheci a Cristiane, sua disposição, pensamento que tinha os princípios pra enfrentar as situações para cumprir a função com o estado”, disse Caiado.
A secretária Cristiane disse que Caiado está tomando decisões complexas e importantes, agradeceu ao apoio e liberdade que Caiado dá à equipe econômica e disse que os sete milhões de goianos vão usufruir desse incentivo do estado de Goiás com o ProGoiás. “Tivemos no passado alguns problemas, mas vamos virar esse jogo, graças a Deus. Eu não tenho dúvida, e falo como economista liberal que sou, que é o setor privado que move a economia. Cabe ao estado tirar as pedras do caminho. A gente sabe das dificuldades que é ser empresário no Brasil, 33% de carga tributária. Mas quero avisar a vocês, empresários, que estamos do mesmo lado”, completou a secretária.
Schmidt disse também que o ProGoiás irá simplificar a vida dos empresários em Goiás. “A gente tem uma simplificação do processo, temos a segurança jurídica, os critérios são objetivos, portanto a gente tem aqui aqueles valores da secretaria da Economia e tudo que fazemos lá dentro a gente observa esses valores”, concluiu Cristiane.
O ProGoiás foi criado pelo governador Ronaldo Caiado, ainda em 2019, para atender ao setor produtivo e para substituir o Fomentar/Produzir. Entre as principais mudanças na política tributária está a que reduz o percentual para o Fundo de Proteção Social do Estado (Protege), cobrado mensalmente de quem possui benefício fiscal. Antes esse valor era de 15%, com o ProGoiás o percentual inicial será de 10%, e gradativamente chegará até 6%.