19 de novembro de 2024
Cidades

Governador apresenta programa Goiás Sem Fronteiras a empresários da Alemanha

O governador Marconi Perillo continua com extensa agenda na Europa. Na Federação das Indústrias da Alemanha (BDI), o governador Marconi Perillo esteve com a diretora do departamento de mercados internacionais da instituição, Sigrid Zirbel, e o membro do Conselho, Stefan Mair, além da embaixadora brasileira Maria Luiza Viotti.

Marconi destacou as potencialidades de Goiás, os índices índices de crescimento acima da média nacional e destacou que o Estado está aberto aos investidores alemães, justamente pelas facilidades tributárias e simplificação da burocracia. Ele apresentou em vídeo e dados os resultados do setor produtivo como demonstração de que o próprio mercado de capitais tem percebido em Goiás um caminho mais seguro para seus investimentos.

Em paralelo à agenda do governador Marconi Perillo em Berlim, o grupo de empresários que se prepara para rodada de negócios durante seminário bilateral marcado para amanhã, 20, visitou a fábrica da Bayer, a maior indústria química da Alemanha. O grupo foi liderado pelo prefeito de Anápolis, João Batista Gomes Pinto, que já é familiarizado com as indústrias do setor que representam o maior polo brasileiro de farmoquímicos do setor de medicamentos genéricos.

“A missão é importante, é onde nós temos a oportunidade de mostrar as potencialidades de Goiás. Obviamente que Anápolis faz parte deste contexto, uma cidade de potencial industrial e logístico hoje reconhecido pelo mundo inteiro. É uma oportunidade que o governador nos dá de estarmos aqui hoje na Alemanha, entre outros países da Europa, mostrando a nossa força, pujança e muito mais do que isso: a nossa capacidade de receber os investimentos que, por hora, possam ir para o estado de Goiás e, especialmente, para a nossa cidade de Anápolis”, diz o prefeito de Anápolis, João Gomes (PT).

“Aquilo que não é visto não é lembrado. Precisamos mostrar ao Brasil, neste momento difícil em relação à crise, uma curva que vamos superar, e os grandes investidores enxergam nesse momento, o melhor momento para se investir no país. É importante para Goiás, o estado que mais cresce e se desenvolve hoje no centro do país, trazer para a Europa aqui, especialmente a Alemanha, Holanda, Bélgica, Espanha, como já foi levado, e mostrar as nossas forças e nossas potencialidades e a nossa capacidade de receber esses investimentos”, comentou João Gomes.

“Eu acho que esse é um sinal muito interessante. Porque tradicionalmente a cooperação entre Brasil e Alemanha tem sido muito frutífera, então acho muito importante esse sinal que o governador está emitindo para dar continuidade à essa cooperação de grande êxito”, diz a chefe da Seção Europa e América Latina da Conferência Alemã de Reitores (HRK), Iris Danowski.

Iris também não poupou elogios ao programa goiano Goiás sem Fronteiras. “Um programa inovador e que só vem fortalecer ainda mais a educação”, destaca. . O programa tem como objetivo o envio de alunos para cursos de capacitação em instituições de renome internacional a partir de um critério de seleção prévio.


Leia mais sobre: Cidades