Nesta terça-feira (11), o Google anunciou oficialmente o lançamento de uma nova ferramenta que promete proteger os usuários contra roubos e furtos. O “modo ladrão” estará disponível para aparelhos com sistema Android 10 ou superior e operará em fase de testes a partir de julho deste ano.
De acordo com a empresa, o “modo ladrão” foi criado exclusivamente para aumentar a segurança dos usuários. Com funcionamento baseado em Inteligência Artificial (IA), quando houver movimentos abruptos, similares ao feito quando o celular é arrancado da mão durante um roubo, o sistema identificará a atividade e bloqueará a tela do aparelho.
Segundo o Google, o sistema identifica a ação de roubo por meio do acelerômetro, sensor que mede vibração e aceleração na IA. Ao ter a tela bloqueada após o movimento brusco, o celular só poderá ser ativado novamente com senha, pré-definida pelo usuário na ativação do novo sistema.
O Brasil será o primeiro país a testar a novidade. A escolha foi baseada nos altos índices de furtos e roubos. Conforme dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, somente em 2022 foram registradas 999.223 mil ocorrências do tipo.
Leia mais sobre: ferramenta contra roubos / google / modo ladrão / Tecnologia