23 de dezembro de 2024
Cidades

GoiasPrev retoma prova de vida a partir de 1º de julho

GoiasPrev retoma prova de vida. (Foto: Reprodução/Goiásprev)
GoiasPrev retoma prova de vida. (Foto: Reprodução/Goiásprev)

A Goiás Previdência (GoiasPrev) retoma no dia 1º de julho o recadastramento anual obrigatório, a chamada prova de vida. Devem realizar o processo aposentados, militares inativos e pensionistas do Poder Executivo, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar.

A regularização será feita por agendamento e obedecerá a um cronograma de acordo com mês de aniversário do segurado.

Segundo a GoiasPrev, o recadastramento tem objetivo de evitar pagamentos indevidos. Quem não regularizar a situação no prazo determinado pode ter o pagamento bloqueado.

A partir deste ano, o prazo para apresentar a prova de vida, que antes era de 80 dias, passa a ser de 60 dias (mês do aniversário mais o mês subsequente), seguindo o mesmo prazo dos servidores ativos. A prova de vida estava suspensa desde março de 2020, devido ao isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19.

Para maior segurança, tanto do beneficiário, quanto da instituição, a GoiasPrev elaborou um calendário para o exercício de 2021 e contará com a parceria da Secretaria da Administração (Sead), por meio das unidades do Vapt Vupt e do Ipasgo (postos de atendimento), na capital e no interior do estado.

Também foram disponibilizados dois tipos de atendimento, o presencial e o telemático (videoconferência), para aqueles que ainda têm receio de sair de casa, acamados ou com comorbidades, e para os que moram fora do estado e não tiverem condições de enviar a documentação pelos correios.

Clique e veja o calendário completo

Conforme o diretor de Militares e Relacionamento com o Segurado, tenente coronel José Lemos da Silva Filho, a medida, que teve início em março do ano passado quando foi decretada a pandemia, deixou de bloquear os benefícios dos aniversariantes de dezembro de 2019 a dezembro de 2020, contemplando mais de 60 mil aposentados e pensionistas.

“Com o retorno da atividade, prevemos que até o mês de janeiro de 2022, faremos a atualização cadastral de aproximadamente 71 mil cadastrados. A partir daí, o atendimento volta à normalidade, com uma média de 4,5 mil cadastros a cada 2 meses”, afirma o diretor.

Gilvan ressalta, ainda, que o cronograma foi pensado de acordo com os números de segurados e pontos de atendimento em todo o estado de Goiás. Atualmente, a previdência estadual conta com 71mil segurados (civis e militares) e 123 postos de atendimento (multiatendimento GoiasPrev, Vapt-Vupt e postos do Ipasgo) numa média de 6 mil recadastramentos/mês. Com o controle do agendamento, serão de 3 a 5 atendimentos/dia por unidade no interior e no máximo 10, nas unidades da capital e região metropolitana.

Veja os canais de atendimento

Goiasprev: atendimento por videoconferência.
Agendamento pelo e-mail: [email protected]

Deverão ser enviados os seguintes dados:
•Número de telefone (WhatsApp) para contato que tenha câmera para a videoconferência.
•Identidade frente e verso.
•Comprovante de endereço atualizado dos últimos 3 meses com o CEP.
•Se pensionista, Certidão de Casamento/Nascimento atualizada com data dos últimos três meses.

A equipe do multiatendimento responderá o e-mail em até 24 horas, agendando o horário para a videoconferência.

Para os aposentados e pensionistas residentes em outros estados brasileiros ou estrangeiros, foi colocado à disposição um kit de recadastramento no site.

Vapt Vupt (necessário agendamento prévio)

Postos do Ipasgo (necessário agendamento prévio)


Leia mais sobre: / / Cidades