22 de dezembro de 2024
Covid-19

Goiás zera óbitos de gestantes por Covid-19

Mesmo com a alta de casos registrada entre os meses de abril e junho, nenhuma grávida morreu em decorrência da doença
Vacina foi um divisor de águas para este índice, destaca SES-GO (Foto: Reprodução)
Vacina foi um divisor de águas para este índice, destaca SES-GO (Foto: Reprodução)

Goiás zerou o número de óbitos de gestantes em decorrência da Covid-19 no primeiro semestre de 2022. As informações, divulgadas pelo jornal O Popular, apontam que, mesmo com alta de 121% no número de casos registrados entre abril e junho deste ano, não houve óbito de nenhuma grávida por conta da Covid-19. 

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO) e especialistas consultados pelo veículo, o resultado alcançado se deve à vacinação do respectivo grupo, que chegou a enfrentar um índice de letalidade de 7,79% antes do início da vacinação, em abril de 2021.

“É claro que os aprendizados médicos em relação à melhor conduta para tratar os pacientes contam, mas a vacina foi um divisor de águas, Vemos isso claramente em junho, quando tivemos um aumento de casos, mas mesmo assim nenhuma morte”, afirmou Flúvia Amorim, superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO.

Já a ginecologista e obstetra Ana Tamiris Perini, atuante no Hospital e Maternidade Célia Câmara (HMCC), em Goiânia, destaca que “o que tem sido visto são algumas gestantes apresentando sintomas gripais ou até mesmo assintomáticas, que, por algum motivo, fazem o teste e dá positivo”, afirmou à reportagem de O Popular.

LEIA TAMBÉM: Goiás confirma os dois primeiros casos de varíola dos macacos (diariodegoias.com.br)

Atualização de casos

Segundo dados divulgados pela SES-GO, Goiás registra 1.552.995 casos de doença pelo coronavírus 2019 (Covid-19) no território goiano. Há 27.009 óbitos confirmados de Covid-19 em Goiás até o momento, o que significa uma taxa de letalidade de 1,74%. Há, ainda, 224 óbitos suspeitos em investigação.


Leia mais sobre: / Cidades