O Atlético Clube Goianiense conquistou neste domingo (9), seu 17º título na história do Campeonato Goiano. O segundo alcançando no Estádio Hailé Pinheiro, a casa do rival Goiás. Na temporada passada o rubro-negro foi campeão na Serrinha após vencer as duas finais.
No Goianão 2023, O Dragão depois de vencer o jogo de ida da decisão no Estádio Antônio Accioly por 2 a 0, com gols de Luiz Fernando e Rodrigo Soares, perdeu a segunda partida. Goiás 3 a 1, no tempo normal.
Gols
O Atlético abriu o marcador na Serrinha aos 29 minutos da etapa inicial com o atacante Luiz Fernando que balançou as redes pela 10ª vez na competição – terminou como artilheiro. O empate alviverde veio aos 37 minutos com Alesson. No finalzinho do 1º Tempo o volante Fellipe Bastos, do Goiás, foi expulso após receber o segundo cartão amarelo por conta de uma falta dura no adversário.
Na etapa final, mesmo um jogador a menos o Goiás foi ao ataque e chegou a virada com um gol de Vinícius aos 9 minutos em cobrança de pênalti. O Atlético teve um jogador expulso – volante Rhaldney que já tinha amarelo, recebeu vermelho após jogada violenta. O gol do Verdão, que provocou a disputa por pênaltis foi marcado aos 51 minutos com o argentino Palácios.
Nas cobranças de pênaltis o Atlético levou a melhor venceu pelo placar de 5 a 4 – comemorando seu 17º título na história do Campeonato Goiano.
Polêmica
Nas penalidades aproveitamento dos batedores dos dois times foi muito bom. Pelo lado do Goiás converteram Vinícius, Matheus Peixoto, Diego Gonçalves e Bruno Melo. No Atlético acertaram os chutes Lucas Gazal, Airton, Rodrigo Soares e Emerson Santos. O lateral Hugo foi o responsável pela quinta cobrança esmeraldina e fez o gol, porém o VAR acusou dois toques do atleta e anulou o lance.
O Atlético teve o título nas mãos e o atacante Bruno Tubarão não decepcionou. Fez o quinto pênalti para o rubro-negro e garantiu o grito de ‘campeão’ para o torcedor. Festa de jogadores, comissão técnica, torcedores e do presidente Adson Batista, que enalteceu o feito do clube em entrevista após a conquista.
Leia também – Comentarista de arbitragem analisa pênalti do Goiás que foi anulado
Títulos do Atlético Clube Goaniense no Goianão: 1944, 1947, 1949, 1955, 1957, 1964, 1970, 1985, 1988, 2007, 2010, 2011, 2014, 2019, 2020, 2022 e agora 2023.
Atlético x Goiás – Decisão do Goiano 2023 (Foto – Ingryd Oliveira)
Ficha Técnica – Goiás x Atlético
Local – Estádio Hailé Pinheiro
Renda – R$ 184.600,00
Público Pagante – 12.084
Público Presente – 14.095
Árbitro – Wilton Pereira Sampaio
Assistentes – Bruno Pires e Tiago Gomes
VAR – José Cláudio Rocha (SP) e Hugo Correa
Goiás – Tadeu; Apodi (Maguinho), Sidimar, Bruno Melo e Sander (Hugo); Willian Oliveira (Palacios), Diego e Fellipe Bastos; Vinícius, Nicolas (Diego Gonçalves) e Alesson (Matheus Peixoto). Técnico: Guto Ferreira
Atlético – Ronaldo; Rodrigo Soares, Lucas Gazal, Emerson Santos e Jefferson; Matheus Sales, Rhaldney, Moraes Junior (Bruno Tubarão) e Shaylon; Luiz Fernando (Igor Torres) e Gustavo Coutinho (Airton). Técnico: Mozart Santos
Leia mais sobre: Atlético Clube Goianiense / Campeonato Goiano / Goiás Esporte Clube / Atlético Goianiense / Esportes / Goiás Esporte Clube