23 de dezembro de 2024
Negociações

Goiás visita a China em busca de parcerias industriais e acordos em prol do Meio Ambiente

Liderada pelo secretário Joel Sant’Anna, a missão desembarcará em Shenzhen nesta semana
Joel Sant'Anna, secretário de Indústria, Comércio e Serviços, em missão na China em novembro de 2023.. Foto: Divulgação/SIC
Joel Sant'Anna, secretário de Indústria, Comércio e Serviços, em missão na China em novembro de 2023.. Foto: Divulgação/SIC

O secretário de Indústria, Comércio e Serviços de Goiás, Joel Sant’Anna, lidera, ao lado do Coronel Ricardo Silveira e o Capitão Araújo Costa, do Corpo de Bombeiros Militar, uma missão técnica a Shenzhen, na China.

De acordo com a Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), o principal objetivo é visitar indústrias chinesas que fabricam drones, baterias e carregadores elétricos com novas tecnologias, para realizar os estudos e a discussão sobre a normatização da instalação de carregadores elétricos em novos empreendimentos no estado de Goiás. Durante a missão, a pasta fará a interlocução com as empresas chinesas.

“Nosso estado poderá se tornar um precursor na normatização de empreendimentos com carregadores elétricos. Isso será essencial para acompanhar os investimentos históricos das montadoras em Goiás, como a CAOA e a Mitsubishi, que também estarão produzindo veículos híbridos em breve”, destaca o secretário.

Conforme a SIC, a implementação de carregadores elétricos em residências, edifícios e condomínios não apenas facilitará a vida dos usuários, mas também incentivará uma economia verde e sustentável, beneficiando os empresários que comercializam veículos híbridos e elétricos, completa o representante do Governo de Goiás.

Além disso, a pasta pretende atrair investimentos de mineradoras chinesas para explorar as vastas reservas de terras raras em Goiás. Com depósitos significativos, o estado se posicionará como um dos principais fornecedores mundiais desses minérios, que são essenciais para a fabricação de motores, baterias e carregadores elétricos.

“A intenção é que Goiás faça essa verticalização, já que possuímos as terras raras e o minério necessário, além de contar agora com multinacionais como a Weichai, gigante chinesa instalada em Itumbiara, fruto da Missão à China realizada com o governador Ronaldo Caiado, que produz motores e máquinas agrícolas”, salienta Sant’Anna.

Investimentos

A SIC frisa que, em Goiás, há investimentos significativos em andamento na exploração de terras raras, como o da multinacional Aclara Resources, que investirá R$ 2 bilhões em Nova Roma, criando 5,7 mil novos empregos na região, e a canadense Appia que anunciou o investimento de R$ 550 milhões no município de Iporá.

Além disso, a mineradora Serra Verde, em Minaçu, é um dos maiores depósitos mundiais de terras raras de argila iônica e já realiza a mineração e a exportação para o continente asiático.

Casas Populares

Em colaboração com o Porto Seco e a SIC, a SIC ressalta que o secretário Joel Sant’Anna, ainda irá prospectar o acordo com a empresa chinesa Hebei Jiaqiang Energy Saving Technology, responsável pela fabricação de casas populares de baixo custo.

Além do custeio acessível, as casas são construídas com módulos pré-fabricados de alta tecnologia, no modelo de construção modular, o que permite a edificação rápida e econômica de casas, apartamentos e escritórios.

O objetivo é levar o projeto para comunidades em vulnerabilidade social ou que enfrentam dificuldades com construtoras devido a questões logísticas, como as Comunidades Kalunga, no interior de Goiás, onde muitas famílias residem em serras ou regiões de difícil acesso. Além disso, o processo é sustentável, utilizando materiais que atendem às exigências ambientais em áreas de preservação, como a Chapada dos Veadeiros.

Meio Ambiente

Em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Joel Sant’Anna, representando a secretária estadual Andréa Vulcanis, levará um protocolo de intenções a ser firmado entre o estado de Goiás e o governo de Shenzhen, visando auxiliar nas políticas públicas de descarbonização das práticas goianas. A China, com sua tecnologia de ponta e as maiores fábricas do mundo, será um parceiro estratégico nessa iniciativa de descarbonização, junto ao governo estadual e às indústrias.

Com o acordo, Goiás se posicionará na vanguarda da inovação e sustentabilidade, transformando desafios em oportunidades de crescimento econômico e sustentável.


Leia mais sobre: / Cidades / Política