A partir desta sexta-feira (3), os proprietários de veículos em Goiás passam a contar com um sistema unificado para quitar todos os débitos relacionados ao automóvel em uma única guia. A Secretaria da Economia integrou o sistema interno de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) autuado ao Detran Goiás, simplificando o processo e ampliando as formas de pagamento.
Até agora, quem tinha imposto autuado, ou seja, não pago no prazo do calendário e já transformado em processo administrativo precisava emitir duas guias: uma no site da Economia, referente ao Documento de Arrecadação da Receita Estadual (Dare), e outra no sistema do Detran, para licenciamento e multas.
Com a atualização, basta acessar o Portal Expresso (https://www.go.gov.br/servicos/servico/consultar-veiculo–ipva-multas-e-crlv) e emitir a guia única. Ao clicar no botão “Pagar”, o sistema do Detran consulta automaticamente a base de dados da Secretaria da Economia, recupera o valor atualizado do IPVA e gera o Documento Único de Arrecadação, reunindo IPVA, licenciamento e multas em uma só cobrança.
Segundo o superintendente de Informações Fiscais da Secretaria da Economia, Deibe Paiva Lima, a mudança representa mais praticidade ao contribuinte.
“Agora, o proprietário pode quitar todos os débitos do veículo de uma vez só. Além disso, o sistema oferece novas opções de pagamento, como Pix e cartão de crédito”, destacou. A integração envolveu a Superintendência de Informações Fiscais e a Superintendência de Tecnologia da Informação, da Secretaria da Economia.
Com a novidade, o Governo de Goiás espera reduzir burocracias, facilitar a regularização de veículos e oferecer mais agilidade ao cidadão.
Leia mais sobre: Detran Goiás / Economia / Goiás / ipva / Cidades / Notícias do Estado

