23 de novembro de 2024
Saúde

‘Goiás Unido contra o Diabetes’ promove feira de saúde neste sábado em Goiânia

Para a população em geral, serão disponibilizados atendimentos de nutrição, aferição de glicemia, pressão arterial, entre outros serviços
A iniciativa celebra o Dia Mundial do Diabetes, uma doença crônica e grave que atinge cerca de 10% da população brasileira. (Foto: Freepik).
A iniciativa celebra o Dia Mundial do Diabetes, uma doença crônica e grave que atinge cerca de 10% da população brasileira. (Foto: Freepik).

A campanha ‘Goiás Unido contra o Diabetes’, será realizada neste sábado (23), das 8 às 12 horas, no Ginásio Rio Vermelho, em Goiânia. A Feira de Saúde e Atenção à Pessoa com Diabetes, aberta ao público, será realizada pela SES-GO em parceria com o Centro de Referência em Oftalmologia da Universidade Federal de Goiás (CEROF/UFG) e outras instituições e entidades que atuam diretamente na atenção à pessoa com diabetes.

Para a população em geral, serão disponibilizados atendimentos de nutrição, aferição de glicemia e pressão arterial, avaliação de risco para desenvolvimento de diabetes (Findrisc), fisioterapia, educação física e orientações preventivas.

Já para os pacientes previamente triados, os serviços oferecidos incluem exame do pé diabético, avaliação oftalmológica, ecodoppler das carótidas, eletrocardiograma (ECG), consulta com nefrologista, coleta de sangue, antropometria (avaliação do biotipo físico e Índice de Massa Corporal), além de regulação e uma mesa com demonstração de alimentos adequados para pacientes com diabetes.

Está prevista também a realização da Feira da Saúde, voltada à promoção da saúde da população, com serviços como testes de glicemia e aferição de pressão arterial, distribuição de materiais educativos e diversos atendimentos e procedimentos, incluindo odontológicos. O secretário-adjunto da SES-GO, Sérgio Vencio, destaca que a campanha Goiás Unido contra o Diabetes tem a expectativa de realizar cerca de 3 mil atendimentos a pacientes com diabetes, além de contribuir para o diagnóstico precoce da doença.

Dia Mundial do Diabetes

A iniciativa celebra o Dia Mundial do Diabetes, uma doença crônica e grave que atinge cerca de 10% da população brasileira. A data tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância de adotar cuidados preventivos, realizar o diagnóstico precoce e garantir o tratamento adequado para a doença, caracterizada por níveis elevados de açúcar no sangue.

O secretário-adjunto da SES-GO, Sérgio Vencio, alerta que o diabetes aumenta significativamente o risco de mortalidade cardiovascular, além de estar associado a complicações agudas e crônicas. As complicações agudas, resultantes da descompensação do diabetes, são graves, potencialmente fatais e frequentemente requerem tratamento hospitalar em unidades de terapia intensiva.

A Secretaria de Estado da Saúde oferece atendimento especializado por meio do Centro Estadual de Atenção ao Diabetes (Cead) e do Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG). O Cead disponibiliza um atendimento multidisciplinar, com serviços de endocrinologia, enfermagem, nutrição, psicologia, fisioterapia, assistência social e podologia.


Leia mais sobre: / / / Cidades / Notícias do Estado / Saúde