No mês de julho de 2024 Goiás atingiu o melhor índice de empresas abertas de toda a série histórica. Foram 3.633 novas empresas no estado, conforme a Junta Comercial de Goiás (Juceg).
Segundo a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), Goiás é líder na abertura de novos negócios entre todos os estados da região Centro-Oeste, Norte e Nordeste.
Em julho, as cinco atividades que mais atraíram novos investidores foram: serviços combinados de escritório e apoio administrativo, treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial, preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente. Além de atividade médica ambulatorial restrita a consultas e atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica.
Desburocratização para abertura de novos negócios
Somente no primeiro semestre do ano, foram 23.489 novos empreendimentos funcionando. Destes, 1.080 tem capital social superior a 500 mil reais. Para o presidente da Juceg, Euclides Siqueira, a desburocratização e digitalização de processos promovidos pela Junta contribuíram para a crescente criação de mais CNPJ’s. Atualmente, utilizando-se o contrato padrão, uma empresa pode ser aberta em menos de um minuto no estado.
Goiânia rompeu, em julho, a marca das 350 mil empresas e atualmente tem 351.522 negócios em funcionamento. Na sequência aparecem Aparecida de Goiânia (86.326), Anápolis (67.140), Rio Verde (37.014) e Valparaíso De Goiás (25.289).
A nível nacional, Goiás aparece na liderança, com 3.633 novos negócios abertos no últimos mês, seguido do Ceará, com 3.066, e Mato Grosso, com 2.507. Em relação ao tempo necessário para abrir um novo negócio, Goiás também leva a melhor, com apenas 15 horas, enquanto o tempo médio no país é de 24 horas.
Leia mais sobre: abertura de empresas / Goiás / Governo de Goiás / Juceg / Notícias do Estado