O goianiense foi surpreendido na manhã desta quinta-feira (23) com uma baixa neblina pela capital, afinal, “neblina baixa, sol que racha”. De acordo com Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), o tempo deve ficar estável e os goianos poderão contar com mais horas de sol nos próximos dias.
André Amorim, gerente do instituto, explica que o tempo fica mais “firme” por causa de um sistema de alta pressão que se formou na altura de São Paulo e Minas Gerais, ou seja, ele vai dificultar a formação de nuvens de chuva aqui na região.
Mas, segundo André, em algumas regiões há possibilidades de chuvas isoladas. “Mas o volume é muito baixo e acaba não refletindo aquela chuvarada que estava acontecendo nos últimos dias”, explica.
Em relação a neblina que cobriu Goiânia nesta manhã, André explica que esse fenômeno acontece por causa da condensação do vapor d’água que ocorre junto à superfície, causada pelo resfriamento do ar quente e úmido quando entra em contato com um solo frio ou superfície líquida.
Assim, a neblina surge da seguinte forma: quando o solo está úmido – em razão principalmente das chuvas –, a umidade local tende a aumentar por causa da evaporação da água.
Durante a madrugada e o período da manhã, quando as temperaturas são as menores do dia, essa água tende a condensar-se, formando uma fumaça branca.
Para esta sexta-feira (24) em Goiânia, a previsão é de variação de nebulosidade, sol e pancadas de chuvas, temperatura máxima podendo chegar aos 29ºC e umidade relativa do ar variando entre 55% a 95%.
Leia mais sobre: calor em Goiás / chuvas em goiás / cimehgo / previsão do tempo / Cidades