Escola Superior da Advocacia (ESA) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) registrou um feito inédito em sua história no mês de agosto: uma média de 6,1 cursos e eventos por dia. Ao todo, foram promovidas 191 atividades em 31 dias, somando 650 horas de programação e resultando na emissão de mais de 4 mil certificados. A iniciativa consolidou a campanha “Agosto é 11” como uma das maiores já realizadas pela instituição.
As ações contemplaram todas as regiões do Estado e também a modalidade online. Em Goiânia, foram 74 atividades; nas subseções, 77; e outras 40 realizadas virtualmente, ampliando o alcance da programação e garantindo inclusão.
O presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins, destacou a capacitação como prioridade da atual gestão. “Investir na advocacia é investir na cidadania e na defesa dos direitos. A OAB-GO tem a responsabilidade de criar um ambiente de oportunidades, e a ESA cumpre papel central nesse projeto, levando conhecimento acessível, atualizado e de qualidade para todos os profissionais”, afirmou.
Para o diretor-presidente da ESA, Rodrigo Lustosa, os números refletem o potencial da advocacia goiana quando investe em conhecimento. “Em um único mês conseguimos oferecer centenas de oportunidades de capacitação em diferentes áreas do Direito, em todo o estado e também no formato online. Esse resultado reforça nossa missão de preparar profissionais cada vez mais qualificados, competitivos e conscientes do seu papel na sociedade”, disse.
Diversidade e inovação
A programação trouxe temas de relevância e inovações para diferentes perfis da advocacia. Entre os destaques estiveram o 1º Seminário da Jovem Advocacia, que abordou o uso de ferramentas tecnológicas na rotina profissional; eventos pioneiros em áreas como Direito Previdenciário, Trabalhista e Processual Civil; além de debates interdisciplinares como o Agosto Branco, dedicado à reflexão sobre saúde pulmonar.
A ESA também promoveu experiências práticas, como a Imersão em Tribunal do Júri, e incentivou o empreendedorismo jurídico com a 3ª turma da Incubadora de Novos Escritórios. Na esfera acadêmica, duas obras foram lançadas: Desafios da Advocacia Criminal em Tempos de (Neo)constitucionalismo e Em Busca do Teletrabalho Decente – Uma Abordagem Interdisciplinar.
O mês foi encerrado com o início da Especialização em Direito Público, realizada em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG).
Leia mais sobre: Goiás / OAB-GO / Rafael Lara / Cidades / Notícias do Estado

