Goiás é o estado do Brasil que cobra o 5º maior Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre a gasolina. O Rio de Janeiro é o 1º da lista, seguido por Minas Gerais, Piauí e Rio Grande do Sul.
Os dados são da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis), tendo como base a última quinzena de maio. Quanto ao ICMS sobre o óleo diesel, Goiás é 10º maior cobrador de imposto no diesel S500 e o 11º no diesel S10. Clique aqui para acessar o documento.
Já quanto ao etanol, Goiás é o 5º na lista dos estados onde o ICMS é mais barato. São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Bahia antecedem Goiás no ranking.
Os impostos são uma grande parte da composição do preço dos combustíveis. No preço da gasolina, só os impostos federais (POIS, COFINS e CIDE) e estaduais (ICMS) são responsáveis por 44,69% do valor. No etanol, constituem 38,41% e no diesel, 29%, segundo dados do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de Goiás (Sindiposto).
{source}
<div class=”infogram-embed” data-id=”eb228d5d-475f-402d-9c1f-bdc7aff009f4″ data-type=”interactive” data-title=”Infographic Modern”></div><script>!function(e,t,n,s){var i=”InfogramEmbeds”,o=e.getElementsByTagName(t)[0],d=/^http:/.test(e.location)?”http:”:”https:”;if(/^\/{2}/.test(s)&&(s=d+s),window[i]&&window[i].initialized)window[i].process&&window[i].process();else if(!e.getElementById(n)){var a=e.createElement(t);a.async=1,a.id=n,a.src=s,o.parentNode.insertBefore(a,o)}}(document,”script”,”infogram-async”,”https://e.infogram.com/js/dist/embed-loader-min.js”);</script><div><a href=”https://infogram.com/eb228d5d-475f-402d-9c1f-bdc7aff009f4″ target=”_blank”>Infographic Modern</a><br><a href=”https://infogram.com” target=”_blank” rel=”nofollow”>Infogram</a></div>
{/source}
{nomultithumb}
Leia mais:
- José Eliton determina redução da pauta do ICMS sobre gasolina, etanol e gás de cozinha
- Polícia Militar informa desbloqueio das rodovias estaduais e fim do protesto dos caminhoneiros em Goiás
Leia mais sobre: Economia