19 de novembro de 2024
Cidades

Goiás tem 51 novos policiais militares ambientais

Fotos: Agnaldo Félix
Fotos: Agnaldo Félix

O Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco (Peamp), administrado pela Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima), sediou nesta quarta-feira, dia 17, a solenidade de formatura dos alunos do 4º Curso de Policiamento Ambiental. Foram três meses de treinamento, para formar 51 novos policiais militares ambientais, dos quais 30 são soldados, um oficial e 20 praças. 

Durante o evento foi apresentada a reforma feita no prédio do Comando de Policiamento Ambiental, que fica no Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco. Foram construídos novos alojamentos e a unidade vai contar com novos equipamentos.

De acordo com o comandante de Policiamento Ambiental, tenente coronel Marco Antônio Guimarães, o curso teve duração de 350 horas e contou com aulas de legislação ambiental, capacitação para realizar laudos ambientais, noções de sobrevivência na selva, manutenção e pilotagem de drones e manuseamento de GPS. “Os novos oficiais vão poder agora identificar crimes ambientais, realizar relatórios e tomar as devidas providências legais, se for constatado crime ambiental”, informou.

O evento contou com a presença do secretário de Segurança Pública, Irapuan Costa Júnior. O superintendente de Proteção Ambiental e Unidades de Conservação da Secima, Luciano Henrique de Moura, representou o titular da Pasta, Hwaskar Fagundes (Secima).

O secretário de Segurança Pública, Irapuan Costa Júnior, agradeceu a parceria com o Ministério Público Estadual, que se prontificou a realizar a reforma das instalações do prédio do Comando de Policiamento Ambiental. “Só podemos dirigir aos promotores do Meio Ambiente o mais profundo agradecimento e dizer que contem com a Segurança Pública. Estamos com o mesmo propósito, que é o de ter uma sociedade mais justa, honesta e correta”, afirmou.


Leia mais sobre: Cidades