17 de dezembro de 2024
Cidades

Goiás tem 40 mil 891 casos de Covid-19 com 1106 mortos

Goiás tem 5,6 mil vítimas. Foto: Geraldo Bubniak/AEN Paraná
Goiás tem 5,6 mil vítimas. Foto: Geraldo Bubniak/AEN Paraná

Já foram registados em Goiás 40 mil 891 casos do novo coronavírus. Segundo boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde nesta segunda-feira (20). Há ainda o registro de 12 mil 584 de pessoas recuperadas. No Estado, há 100.918 casos suspeitos em investigação. Outros 43.448 já foram descartados.

As cidades com maior número de casos da Covid-19 são: Goiânia (9839), Rio Verde (5344) e Aparecida de Goiânia (4533). Em apenas 15 municípios não há casos confirmados de Covid-19.

Mortes

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, em Goiás 1 mil 106 pessoas perderam a vida por conta de complicações da Covid-19, o que significa uma taxa de letalidade de 2,7%.

Há 53 óbitos suspeitos que estão em investigação. Já foram descartadas 626 mortes suspeitas nos municípios goianos.

Leitos de UTI

Segundo o boletim divulgado a taxa de ocupação de leitos de UTI na rede pública é de 83,43%. Em Goiânia, é de 92,42%.

Atualização

A Secretaria Estadual de Saúde informou que estão sendo realizados ajustes nos sistemas oficiais de notificação. Foi destacado que a dificuldade em incluir as informações nos sistemas, confere uma falsa impressão de estabilidade.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) comunica que estão sendo realizados ajustes nos sistemas oficiais de notificação, conforme informado pelo Ministério da Saúde (MS). Assim, os municípios e unidades notificadoras estão com dificuldade para alimentar os dados desde a última semana.

A dificuldade em incluir as informações nos sistemas confere uma falsa impressão de que os números da Covid-19 em Goiás estão estáveis. Entretanto, é cedo para falar em estabilização dos registros, visto que vários fatores podem contribuir para esse resultado, como a instabilidade e lentidão registradas nas ferramentas oficiais de notificação do MS.

Além disso, a atualização de fichas no sistema pode resultar na redução do número total de casos confirmados devido, entre outros motivos, à retirada de duplicidade nas notificações, por exemplo.

Secretaria de Estado da Saúde de Goiás


Leia mais sobre: / Cidades / Destaque 2