Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, acontece, nesta semana, a primeira edição do Goiás Social Mulher. A ação promove atendimento em mais de 40 serviços gratuitos direcionados ao público feminino, das 8h às 17h, na Praça Cívica, em Goiânia. O evento teve início nesta segunda-feira (4) e vai até a próxima sexta-feira (8), dia em que se celebra o Dia da Mulher.
No evento, estarão sendo ofertados mais de 4 mil vagas de emprego, distribuídos mais de 11 mil cartões sociais, oferecidos serviços de 15 órgãos e unidades do Governo de Goiás, além de atendimentos nas áreas de saúde e autocuidado. Entre os mais de 40 serviços prestados ainda estão assistência da Delegacia Estadual da Mulher, emissão de carteira de identidade e facilidades do Vapt Vupt.
Na área da saúde é possível realizar teste rápido de HIV, sífilis, hepatites, exames de mamografia, tomografia, além de receber o complexo homeopático para dengue. Também estão disponíveis serviços de beleza, com 14 estações simultâneas de maquiagem, escovação, corte feminino, esmaltação e massagem. Nos cinco dias de evento são esperadas cerca de 20 mil pessoas.
Programação
A estrutura foi montada na Praça Cívica para facilitar o acesso e concentrar, em um único local, todos os serviços e benefícios sociais que o Estado oferece às goianas. Para o público feminino que busca fonte de renda, além das vagas de emprego disponíveis, serão ofertadas oficinas de ovos de Páscoa e abertura de inscrições para cursos profissionalizantes. Já a Educação dará suporte para efetuar matrículas na rede estadual de ensino, modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) e projeto Alfabetização e Família.
As mulheres presentes ainda poderão solicitar o direito a benefícios sociais do governo estadual. De 4 a 8 de março, o Estado fará ainda a entrega de 10.338 cartões do programa Mães de Goiás, 945 do Dignidade e 100 do Goiás por Elas. Já a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) destinará 8.635 benefícios, como andadores, bengalas, cadeiras de rodas, fraldas, enxovais e leites especiais para bebês.
No estande da Defensoria Pública serão dadas orientações jurídicas em geral, além da oportunidade de regularizar guardas, divórcios e dissolução de união estável; reconhecimento de união estável ou de paternidade/maternidade; retificação de registro civil; entre outros. O evento também contará com a doação de 30 geladeiras e a distribuição de lâmpadas de LED pela Equatorial.
A recomendação é que as mulheres interessadas em participar do evento compareçam portando todos os documentos pessoais, como carteira de identidade, CPF, comprovante de endereço, comprovante de renda e certidão de nascimento dos filhos.
Leia mais sobre: Dia Internacional da Mulher; / Goiás Social Mulher / Governo de Goiás / Geral