O Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apresentou dados que apontam que Goiás criou 4.489 novos vagas de trabalho apenas em setembro deste ano. O resultado do levantamento, divulgado na segunda-feira (30) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), é reflexo de 74.409 admissões e 69.920 desligamentos.
O setor de maior destaque na geração de empregos no Estado foi o comércio, se consideradas todas as atividades, que criou 1.906 vagas. Em seguida vem a área de serviços, com 1.643 novas oportunidades de trabalho, seguido da indústria, que apresentou saldo positivo de 1.162 empregos.
Em relação a área de serviços, as atividades de informação, comunicação, financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas registraram 972 vagas de empregos formais. Outras atividades como alojamento e informação foram responsáveis por 566 oportunidades, e transporte, armazenagem e correio por 482.
Em seguida aparecem as atividades de administração pública, defesa, seguridade social, saúde humana e serviços sociais com 317 vagas. Com isso, considerando os nove primeiros meses de 2023, a geração de empregos em Goiás registrou saldo positivo de 74.301 vagas abertas.
Segundo o titular da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Joel de Sant’Anna Braga Filho, os dados refletem, sobretudo, a importância do setor do comércio. “Um dos pilares da economia goiana em que continuamos a investir, incentivando e capacitando empreendedores em todo o estado”, afirmou.
Leia mais sobre: Caged / Goiás / Ministério do Trabalho e Emprego / Trabalho / Vagas / Notícias do Estado