A presidenta da República, Dilma Rousseff, e o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, anunciam nesta quinta-feira (13/03), investimentos de R$ 570,3 milhões do Pacto da Mobilidade Urbana para obras no estado de Goiás. Do total anunciado, R$ 250,3 milhões são do Orçamento Geral da União (OGU) e R$ 320 milhões são de financiamento público com juros subsidiados. Para o governo do estado de Goiás estão destinados R$ 25 milhões e para a prefeitura de Goiânia R$ 545,3 milhões.
Ao todo, o estado do Goiás tem investimentos de R$ 2,08 bilhões em obras de mobilidade urbana do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Grandes e Médias Cidades. Deste total, R$ 358,3 milhões são do OGU, R$ 562,1 milhões de financiamento público com juros subsidiados e R$ 1,16 bilhão de contrapartida.
O Governo Federal já investiu aproximadamente R$ 93 bilhões em mobilidade urbana no país que, somados aos R$ 50 bilhões do Pacto Nacional para novos empreendimentos, totalizam cerca de R$ 143 bilhões de recursos disponíveis para obras no setor.
Obras – A prefeitura de Goiânia vai receber R$ 545,3 milhões, sendo R$ 535,3 milhões para execução de obras e R$ 10,01 milhões para elaboração de projetos. O BRT Norte-Sul receberá R$ 390 milhões para implantação de 22 quilômetros de faixas exclusivas de ônibus, construção de estações de embarque e desembarque específicas, novo modelo operacional de linhas, tecnologias de controle operacional, de monitoramento de imagens (CFTV) e de informações de passageiros (displays eletrônicos).
O Governo Federal também apoia as obras de implantação de seis corredores de ônibus em diversas vias de Goiânia com investimento de R$ 145,3 milhões. As vias são: T-7. T-9, T-63, Avenida 85, 24 de outubro e Independência. Serão 46,5 quilômetros de Bus Rapid System (BRS) para priorização da circulação do transporte coletivo com seis corredores e obras. São elas:
1. Implantação de faixa exclusiva para o transporte coletivo à direita;
2. Implantação do sistema de fiscalização eletrônico para a faixa exclusiva à direita, velocidade, avanço de semáforo e avanço sobre faixa de pedestres;
3. Implantação de sistema de monitoramento por câmeras em tempo real;
4. Redução de pontos de conflitos de tráfego (rotatórias, conversões à esquerda, retornos, entre outros);
5. Modificação do plano de circulação da malha rodoviária do entorno, sobretudo das transversais aos corredores;
6. Implantação de nova sinalização viária (horizontal, vertical e semafórica) considerando as intervenções de geometria e modificações de circulação de tráfego;
7. Implantação de novos abrigos para os Pontos de Embarque e Desembarque adotando o conceito de estações;
8. Tratamento de calçadas e travessias de pedestres;
9. Melhorias no pavimento asfáltico, acertos em pontos de drenagem;
10. Implantação de pavimento rígido para acostamento do ônibus nos pontos de embarque/desembarque e
11. Implantação de trecho cicloviário articulado ao corredor com as características de ciclovia e ciclofaixa.
Projetos – Dos R$ 10,01 milhões destinados à prefeitura de Goiânia para elaboração de projetos, R$ 8,7 milhões são para projetos de engenharia que irão viabilizar a implantação de 19 corredores de ônibus. Serão 121,5 quilômetros de BRS nas avenidas: 3ª Radial/Pq. Ateneu, Castelo/Mutirão, São Francisco, Pio XII, T-10, Consolação, Mangalô, Mangalô-ramal, Marechal Rondon, São Francisco – ramal 1, São Francisco – ramal 2, Leste/Oeste, Bernardo Sayão, Manto, Fued Sebba, 115, Fort Ville, BR 060 e Aderup.
O restante de R$ 1,31 milhão será para produção de projetos de engenharia que irão possibilitar a implantação de quatro terminais de ônibus nas regiões Norte, Sudeste e Oeste. São eles: a reconstrução do Terminal de Integração Vera Cruz Santa Rita, Campus e Parque Atheneu. O objetivo dos terminais é organizar, de forma eficiente e confortável, o transporte de passageiros das linhas secundárias do transporte coletivo para as linhas principais de maior capacidade de passageiros.
O governo do estado de Goiás receberá R$ 25 milhões do Orçamento Geral da União (OGU) para produzir quatro projetos. O primeiro será o projeto de engenharia para extensão do BRT Entorno Sul com recursos de R$ 15 milhões. Para ligar o município de Luziânia a Divisa DF/GO, o BRT terá a extensão de 35 quilômetros, sendo 25 quilômetros em BRT (canteiro central da BR 040) e 10 quilômetros de corredores exclusivos nos municípios de Novo Gama e Luziânia. O BRT foi selecionado no PAC Grandes Cidades e agora terá projeto para extensão.
Para elaboração de projetos de obras complementares e melhorias no VLT de Goiânia, já selecionado no PAC Grandes Cidades serão destinados R$ 5 milhões. A obra vai melhorar o desempenho do modal, especialmente em relação à velocidade média e diminuição das tensões sobre a rede de tráfego dos veículos nos trechos que cruzam a Avenida Anhanguera, linha de passagem do VLT.
O Governo Federal também irá apoiar o projeto de Extensão do eixo Anhanguera com investimento de R$ 2 milhões. Serão implantados corredores exclusivos nos vetores Oeste, Noroeste e Leste para extensão e prolongamento do eixo. O projeto prevê a implantação de faixas exclusivas ao longo dos trechos, construção de terminais de integração com as linhas alimentadoras e intermunicipais.
As obras serão realizadas nos seguintes pontos: Parte Oeste – nos seis quilômetros ao longo da Rodovia GO – 060 até o Terminal Vera Cruz, saída para Trindade; Noroeste com 5,5 quilômetros pela GO – 070 até o Setor Vila Mutirão, saída para Goianira/Inhumas; Leste com oito quilômetros até o Setor Jardim das Oliveiras no município de Senador Canedo.
Os R$ 3 milhões restantes serão para o projeto de extensão do BRT Norte-Sul – Goiânia até o município de Aparecida de Goiânia que ligará o Terminal Cruzeiro ao Terminal Veiga Jardim. O empreendimento foi selecionado no PAC Grandes Cidades e o projeto prevê extensão.
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