05 de dezembro de 2025
Geral • atualizado em 01/08/2025 às 07:40

Goiás promove debate sobre segurança no turismo de aventura após acidentes com mortes no Brasil

O evento é gratuito e voltado a guias, condutores, agências e operadores de turismo, além de parques de aventura e turistas em geral
(Foto: Goiás Turismo).
(Foto: Goiás Turismo).

Em meio ao aumento de acidentes em atividades de turismo de aventura, o Governo de Goiás dá um passo importante para discutir segurança no setor. Nesta sexta-feira (1º), a partir das 17 horas, será realizado um bate-papo com o especialista em turismo de aventura Kiko Alencar, na Vila do Turismo, espaço da Goiás Turismo dentro do festival Goiás Gastronomia, no Parque de Exposições Agropecuárias de Goiânia.

Com 28 anos de experiência e atuação como consultor do Sebrae, Kiko vai abordar práticas mais seguras e responsáveis em ambientes naturais, com foco na qualificação de profissionais e na importância da certificação. O evento é gratuito e voltado a guias, condutores, agências e operadores de turismo, além de parques de aventura e turistas em geral.

A urgência do tema ganhou força após três episódios recentes que comoveram o país: a morte da publicitária Juliana Martins no Monte Rinjani, na Indonésia; a queda de um balão em Praia Grande (SC); e, na última semana, o falecimento do praticante de highline Gustavo Guimarães, que caiu da Cachoeira da Usina, na Chapada dos Veadeiros.

“Somos referência para mais de 30 países, com quase 50 normas técnicas (ABNT/ISO) ligadas ao turismo de aventura. Mas ainda precisamos reforçar a qualificação e mostrar a importância da certificação para as empresas do setor”, destaca Kiko.

O bate-papo faz parte de um ciclo de três encontros promovidos pela Goiás Turismo durante o festival. Nos dias 7 e 8 de agosto, o evento recebe ainda o videomaker Bruno Rodrigues e o turismólogo José Assis Filho, ex-presidente da Associação Caminho de Cora Coralina (ACCC).

Goiás gastronomia

O Goiás Gastronomia é uma realização do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac Goiás, com correalização do Governo de Goiás e diversos parceiros. O festival recebeu recursos do Programa Goyazes e busca fomentar a cadeia produtiva do turismo no estado. A Goiás Turismo conta com dois estandes no evento: a Vila do Turismo e um espaço sensorial que convida o público a sentir o Cerrado de forma lúdica e interativa.

As inscrições para o bate-papo com Kiko Alencar estão abertas e podem ser feitas neste link.


Leia mais sobre: / / / / Cidades / Geral / Notícias do Estado