Foi realizada nesta terça-feira (1), uma reunião do Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Minas e Energia. Um dos principais assuntos foi: A Inserção da Energia Solar na Matriz Energética Brasileira. O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima), Vilmar Rocha, relatou que o Estado tem projetos para expandir a produção de energia solar.
“Nossa prioridade é o desenvolvimento da energia solar. Estamos tomando uma série de medidas. É uma energia limpa, renovável e que participa pouco da matriz energética do Brasil”, argumenta o titular da Secima.
De acordo com o secretário Vilmar Rocha, Goiás foi um dos primeiros estados a assinar um acordo no Confaz para isentar de ICMS, a mini e micro produção e consumo de energia solar. A mini para empresas e a micro para residências. A isenção poderá ser válida a partir do ano que vem.
Segundo o secretário, outra iniciativa adotada pelo Estado é a de tentar baratear o custo da instalação os equipamentos que possam produzir energia solar.
O governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB) participou da abertura do evento. Na ocasião o chefe do executivo ressaltou que o Estado vem trabalhando para produzir energias renováveis e limpas para o meio ambiente e que o governo tem interesse em aumentar a produção de energia solar, já que o clima da região favorece.
“Somos um Estado muito forte na produção de energias renováveis e temos hoje inúmeras usinas de biocombustível”, afirmou. “Estamos muito interessados na discussão sobre energia solar. Temos muito sol em Goiás em pelo menos oito meses do ano”, destacou.
Além da produção de energia solar, o secretário Vilmar Rocha informou que o Estado tem interesse de ocorra construções de pequenas usinas hidroelétricas em diferentes regiões do estado, além disso, o aumento da produção da biomassa.
Leia mais sobre: Cidades