08 de janeiro de 2025
Esportes

Goiás pega Vasco e tenta quebrar sequência de 10 anos sem vitórias em estreias do Brasileirão

Neste domingo (10), o Goiás inicia caminhada no campeonato brasileiro 2015. Com desconfiança do torcedor, o time pega o Vasco as 18:30 hs em São Januário. O Alviverde tenta quebrar um incômodo jejum. O Periquito não vence em estreias na série A do Brasileirão há 10 anos.

Quando disputou a série B em 2011, venceu o Grêmio Barueri por 1 x 0. Mas na elite do futebol brasileiro, a última vitória do Esmeraldino na abertura da competição foi no dia 23 de abril de 2005. Na ocasião, o Paraná foi derrotado no Estádio Pinheirão em Curitiba pelo placar de 2×0. Marcaram para o Goiás: Lei, aos 36min, e Fábio, aos 40min do segundo tempo.

Se o olhar do torcedor é de desconfiança por conta de um futebol pouco convincente, apesar de ter conquistado o Goianão 2015.  Naquela ocasião, o Goiás também entrava desacreditado para a competição. Uma semana antes da estreia contra o Tricolor Paranaense, o Alviverde havia perdido o título do campeonato estadual para o rival Vila Nova, sendo este o último título do colorado na primeira divisão do estadual.

Naquela ocasião, o Goiás O Goiás tentava esquecer a derrota. Depois de dois empates, o time alviverde foi derrotado nos pênaltis, após seus jogadores desperdiçarem três cobranças.

Em 2005 aos poucos o time foi se acertando na competição e acabou fazendo sua melhor campanha na história dos campeonatos brasileiros, ficando em 3º lugar com 74 pontos, atrás apenas de Corinthians (campeão) e Internacional (vice) e conseguindo a inédita vaga para a Copa Libertadores da América de 2006.

Vale lembrar que naquele ano o time paulista foi beneficiado com a anulação de 11 jogos apitados por árbitro Edilson Pereira de Carvalho. Um grupo de investidores havia “negociado” com o árbitro (ex- integrante do quadro da FIFA), para garantir resultados em que haviam apostado em sites.

Duelo de campeões

No único confronto de campeões estaduais desta primeira rodada do Campeonato Brasileiro, Vasco e Goiás fazem a estreia na competição neste domingo, às 18h30 (de Brasília), em São Januário, no Rio de Janeiro (RJ). O Cruz-Maltino passou pelo Botafogo na final do Campeonato Carioca, quebrou um jejum de 12 anos sem conquistar o torneio. O Alviverde triunfou frente a Aparecidense.

Desfalques

O atacante Erik está fora da partida. O atleta, que sofreu uma entorse no tornozelo, não viajou com o time para o Rio de Janeiro. Erik também esteve fora na partida do meio de semana pela Copa do Brasil, na derrota para o Independente-PA por 1×0. A previsão é de que ele já esteja à disposição para o jogo de volta, na próxima quarta-feira, no Serra Dourada.

No Vasco, o técnico Doriva deve manter a base que venceu o Botafogo. O atacante Gilberto, que sofreu uma pancada no tornozelo direito na final contra o Botafogo, era dúvida, mas entra em campo, com Dagoberto jogando atrás da dupla de ataque.

FICHA TÉCNICA: VASCO X GOIÁS

Local : São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)

Data : 10 de maio de 2015 (Domingo); Horário : 18h30(de Brasília)

Árbitro : Braulio da Silva Machado (SC) ;Assistentes : Rosnei Hoffmann Scherer (SC) e José Roberto Larroyd (SC)

VASCO : Martin Silva, Madson, Luan, Rodrigo e Christiano; Pablo Guiñazu, Serginho, Julio dos Santos e Dagoberto; Rafael Silva e Gilberto. Técnico : Doriva

GOIÁS : Renan, Everton, Felipe Macedo, Alex Alves e Juliano; Ygor, Rodrigo, Esquerdinha e Felipe Menezes; Wesley e Bruno Henrique Técnico : Hélio dos Anjos

 

ÚLTIMAS ESTREIAS DO GOIÁS NOS CAMPEONATOS BRASILEIROS

2014: Flamengo 0 x 0 Goiás

2013: Cruzeiro 5 x 0 Goiás

2012: América (RN) 5 x 2 Goiás (Série B)

2011: Goiás 1 x 0 Grêmio Barueri  (Série B)

2010: Guarani 1 x 0 Goiás

2009: Goiás 3 x 3 Náutico

2008: Náutico 2 x 1 Goiás

2007: São Paulo 2 x 0 Goiás

2006: Goiás 0 x 0 Santos

2005: Paraná 0 x 2 Goiás

2004: Botafogo 1 x 4 Goiás


Leia mais sobre: Esportes